Rio -  A presidenta Dilma Rousseff atendeu a um pedido do governo do Estado do Rio e autorizou a liberação de dinheiro para a compra assistida de até 2 mil casas destinadas a vítimas de desabamentos na Região Serrana. Esse mecanismo prevê que os próprios desabrigados, orientados pelo governo, escolham suas moradias: imóveis prontos que estejam à venda.
O anúncio foi feito em reunião na sacristia da igreja de Petrópolis onde foi rezada missa pelos mortos na tragédia. A presidenta estabeleceu um preço máximo de R$ 75 mil para cada casa.
Sem casas de risco
Segundo Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, Dilma exige apenas que as prefeituras impeçam que as antigas casas dos desabrigados voltem a ser ocupadas. Ela quer a recuperação ambiental das áreas, com o replantio de árvores.
Não pode morrer
“Só aceito se vocês se comprometerem a derrubar todas aquelas casas em áreas de risco”, disse a presidenta aos prefeitos da Serra ao frisar o caráter excepcional da autorização. De acordo com Minc, ela ainda completou: “É proibido morrer”.