Rio -  Prestes a integrar o elenco de ‘Flor do Caribe’, Janine Salles quer aparecer linda e magra nas telinhas. A barriguinha sarada que a atriz vai exibir nas cenas da sua personagem Lúcia, uma dançaria de boate, é resultado de uma alimentação sem lactose e sem glúten. “Vou trabalhar no núcleo do Caribe e a minha personagem vai deixar muito a barriga de fora, por causa das blusinhas curtinhas, e vai mostrar bastante as pernas, usando sainhas, shorts. Só não vou aparecer de calcinha por conta do horário da novela, que é muito cedo. Para poder aparecer mais esbelta, adotei essa dieta sem lactose, porque ela deixa o corpo desinchado e o organismo bem mais saudável. Eu cortei o leite e seus derivados, e todos os alimentos que contêm glúten”, revela Janine.
Atriz conta seus segredos de beleza | Foto: Divulgação
Atriz conta seus segredos de beleza | Foto: Divulgação
Eliminando a lactose e o glúten da sua rotina alimentar, a atriz consegue manter seus 53 kg sem precisar tirar do cardápio carnes e até uma friturinha ou outra. “Dá pra comer de tudo. Mas eu me preocupo em consumir produtos naturais. O investimento é bem alto, mas vale a pena. Consigo até comprar biscoitos sem manteiga, nem leite ou qualquer outra fonte de lactose. O glúten também é inimigo de quem quer perder a pancinha. A gordura fica toda retida na região da barriga”, explica.
Refrigerantes também estão completamente proibidos. Para matar a sede, Janine toma muita água e sucos naturais. “No início da dieta, é difícil se adaptar sem um monte de coisas gostosas derivadas do leite, mas depois a gente se acostuma e passa a não sentir mais falta. A mulher sempre quer melhorar. Parar de comer lactose reduz as medidas, já que o corpo desincha consideravelmente”. Já a vontade de comer um chocolate não é tormento para Janine. Toda vez que sente desejo pelo doce, ela come produtos feitos com alfarroba. “Eles são nutritivos e o gosto é muito bom”, afirma a atriz.
Alfarroba substitui chocolate
“A alfarroba tem gosto de chocolate, mas é uma vagem, isenta de lactose, glúten e açúcar, da qual extraímos a polpa. Para obtermos o pó que substitui o cacau, essa polpa tem que ser torrada e moída. É uma ótima opção para quem quer substituir o chocolate por algo menos calórico”, ensina a nutricionista Mariana Fernandes. “Além de ser rica em minerais e vitaminas, a alfarroba não contém substâncias como cafeína e teobromina, que estimulam o coração em um maior grau e fazem com que as pessoas fiquem viciadas em chocolate”, emenda Mariana Fernandes.
Cardápio
Café da manhã: sanduíche (com pão sem glúten) de peito de peru e suco de melão ou melancia sem açúcar
Almoço: arroz integral, feijão, carne ou frango e salada verde
Lanche: frutas, como pêra ou maçã, e torradinhas (sem glúten)
Jantar: legumes cozidos e uma proteína, que pode ser carne, frango ou peixe 
Reportagem de Patrícia Teixeira