Rio -  Tem que ter moral para subir no palco e cantar o repertório eternizado por Elis Regina (1945-1982). Até a filha, Maria Rita, embora tenha arrancado aplausos quando finalmente cedeu e praticamente encarnou a mãe na turnê ‘Redescobrir’, foi alvo de fãs xiitas esbravejando que “Elis é insubstituível”. Essa jovem aí da foto, Jéssica Campos, 27 anos, moradora de Nilópolis, se inspira na coragem de Maria Rita e vai peitar a missão de encarar a plateia do Teatro Rival nesta segunda-feira cantando apenas músicas famosas na voz da Pimentinha.
Jovem canta repertório da cantora | Foto: Divulgação
Jovem canta repertório da cantora | Foto: Divulgação
“Canto um repertório variado na noite carioca já há alguns anos, e a música que sempre faz mais sucesso é ‘Como Nossos Pais’. Comecei, então, a cogitar o desafio de um show inteiro de Elis. Só depois a Maria Rita fez o dela, e cheguei a pensar em desistir da ideia. Resolvi fazer um espetáculo complementar, isto é, com canções que ela não colocou em sua turnê, como ‘Canto de Ossanha’, por exemplo”, detalha Jéssica.
A cantora chega apadrinhada por alguém que conheceu a Pimentinha pessoalmente e teve, inclusive, canções gravadas por ela. Tibério Gaspar, coautor (junto do parceiro Antônio Adolfo) de clássicos da música brasileira como ‘Sá Marina’, ‘BR-3’ e ‘Teletema’, garante que até mesmo os fãs mais exigentes de Elis Regina vão aprovar sua pupila.
“Quando o Tibério me viu cantar, falou que eu tinha uma coisa bacana de saber dividir a respiração na hora certa, que nem a Elis fazia”, conta Jéssica. “Eu não sabia quem era ele, aí ele falou que fez a ‘Sá Marina’, e eu pensei: ‘Nossa, estou sendo elogiada por um cara que foi gravado até pelo Stevie Wonder!’”.
Tibério Gaspar vai participar do show no Rival, na própria ‘Sá Marina’ e em ‘Giro’, outra sua com Antônio Adolfo, ambas gravadas pela homenageada. “Elis foi a maior cantora do Brasil. Uma de suas qualidades era a facilidade em dividir uma melodia. Respirava na hora certa e suingava com liberdade. É isso que também vejo na Jéssica. Mas ela tem luz própria. É só abrir a porta do sucesso e entrar”, elogia ele.