Rio -  O município do Rio oferece 5 mil vagas de cursos de qualificação para jovens que buscam o primeiro emprego. As oportunidades fazem parte do projeto ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, da Prefeitura do Rio. Os participantes vão receber bolsa de R$ 600 nos seis módulos dos cursos. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem 140 vagas abertas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na terceira edição, o programa ProJovem oferece oportunidades para formação profissional em diversas áreas, como de beleza e estética, construção civil e reparos, informática e manutenção de computadores, tecnologia da informação, telemarketing, auxiliar de recepção, auxiliar de reservas, auxiliar de eventos e língua estrangeira para jovens entre 18 e 29 anos de idade.
“Muitos jovens se formam no Ensino Médio e não têm perspectiva de trabalho. Essa faixa etária é uma das que apresenta o maior índice de desempregados. Assim, oferecemos excelente oportunidade de primeiro emprego e de recolocação no mercado”, destaca o secretário municipal de Trabalho e Emprego do Rio, Augusto Ribeiro.
De olho nas oportunidades, Daniele de Oliveira, 33 anos, participou do programa de qualificação profissional para mulheres na construção civil — o projeto Mão na Massa. “Estava desempregada e me inscrevi para o curso de pedreira. Depois de formada, nunca fiquei sem emprego”, comemora a ex-dona de casa.
Busca por profissional especializado
O aquecimento do mercado carioca com a proximidade de grandes eventos tem feito as empresas buscarem mão de obra, mas sem sucesso. “Muitas pessoas que buscam o nosso cadastro não têm formação para concorrer às vagas. As oportunidades existem, mas temos um déficit de qualificação”, ressalta Alessandro Mello, diretor regional do Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat-RJ).
ATUALIZE-SE
PRO JOVEM
Para participar do projeto é preciso levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, além da carteira de trabalho.
Os candidatos podem se inscrever nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) até o dia 26 de março, em diversos postos espalhados pela Cidade do Rio de janeiro. Eles estão disponíveis na Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá, Ilha e Méier.

PRONATEC
Por meio do Senac, existem vagas para os cursos de auxiliar de Recursos Humanos, recepcionista de eventos, almoxarife, porteiro, vigia, entre outros.

Para participar do programa é preciso ser meritiense, ter entre 16 e 59 anos, e estar cadastrado no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As aulas começam dia 15 de abril.