Venezuela -  A morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, gerou a incógnita sobre onde seu corpo será sepultado e vez mais as vozes que pedem que o líder seja levado ao Panteão Nacional. "Ninguém recebeu informações sobre isso e, se o trouxerem aqui, ao Panteão, não será agora. O lugar está praticamente pronto, mas não para ser inaugurado, então por enquanto, não dá", disse um soldado da Casa Militar (guarda presidencial) que tapou seu sobrenome impresso no uniforme para não ser identificado.
Visão geral do Panteão Nacional da Venezuela, nesta quinta-feira. A morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, abriu o mistério de onde seu corpo será enterrado | Foto: EFE
Visão geral do Panteão Nacional da Venezuela, nesta quinta-feira. A morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, abriu o mistério de onde seu corpo será enterrado | Foto: EFE
O governo ainda não informou onde Chávez será sepultado, mas entre os chavistas aumentam os pedidos para que seja no Panteão, que fica no centro de Caracas, a poucas quadras do palácio presidencial de Miraflores. A possibilidade de que Chávez seja sepultado no Panteão Nacional, onde jazem os restos de Simón Bolívar e outros heróis nacionais, desponta como outra frente de disputa, já que a Constituição veta essa possibilidade, pelo menos, por enquanto.
O presidente da Assembleia Nacional (AN), Diosdado Cabello, manifestou seu apoio à possibilidade de que Chávez seja sepultado no Panteão Nacional e anunciou que do Parlamento fará "tudo" que for possível para isso. A Constituição da Venezuela reserva essa honra a "venezuelanos e venezuelanas ilustres que tenham prestado serviços eminentes à República, e passados 25 anos de sua morte", e ordena que a decisão seja adotada pela AN.
A plataforma opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não se pronunciou especificamente sobre a proposta, mas sublinhou que tudo deve ser feito rigorosamente como rege a Constituição. O Panteão Nacional é composto por um edifício centenário, por trás do qual foi construído em anexo, desde o fim de 2010, o chamado Mausoléu a Bolívar, um edifício de arquitetura moderna em forma de vela, de aço e granito branco, que domina a parte alta do centro de Caracas e ainda não foi oficialmente inaugurado.
A obra está sob responsabilidade do Escritório de Planejamento e Projetos Especiais da Presidência (Oppe) e custará o equivalente a US$ 100 milhões. Uma funcionária do Oppe, que também não quis ser identificada, disse que "o Panteão Nacional não está pronto ainda, mas também não há informações de que trarão para cá o presidente". Apesar disso, nada indica que nesta sexta-feira, após os funerais de Estado, o caixão de Chávez seja instalado lá, perto do sarcófago de Bolívar.
O corpo de Chávez permanecerá na Academia Militar até amanhã, quando haverá o funeral, em que está prevista a presença da maioria dos presidentes da América Latina e do príncipe das Astúrias. "Sim, queremos que (o corpo de) Chávez venha para cá, mas parece que sua família está pedindo que vá para Barinas", terra natal de Chávez, no oeste do país, acrescentou um jardineiro do Panteão.


As informações são da EFE