Vaticano - A mãe do cardeal austríaco Christoph Schöenborn espera que ele não se torne papa, porque teme nunca mais vê-lo e que ele fique oprimido com as intrigas do Vaticano.
"A família toda está com medo que Christoph seja eleito papa", disse Eleonore Schöenborn, 92 anos, ao jornal Kleine Zeitung, em entrevista publicada nesta terça-feira.
Christoph Schöenborn é um cardeal da Áustria e um dos cotatos para suceder Bento XVI | Foto: Reprodução Internet
Christoph Schöenborn é um cardeal da Áustria e um dos cotatos para suceder Bento XVI | Foto: Reprodução Internet
Relembrando o discurso de despedida do papa Bento XVI, que deixou claro que os papas pertenciam completamente à Igreja, ela disse que a elevação de seu filho significaria que ele "estaria acabado para mim. Eu nunca mais veria Christoph de novo, porque não tenho mais forças para viajar a Roma."
Schöenborn, 68 anos, é mencionado frequentemente como um possível candidato papal, à medida que os 115 cardeais-eleitores reúnem-se nesta terça no Vaticano para o começo do conclave que vai eleger o novo líder da Igreja.
Ex-aluno de Bento, com um toque pastoral que faltava ao pontífice emérito, o arcebispo de Viena se tornou uma estrela ascendente desde que editou o catecismo da Igreja, nos anos 1990. Porém, algumas posturas cautelosas sobre reformas e uma forte dissidência de alguns padres austríacos podem prejudicá-lo.
Eleonore disse que se encontra com o filho em Viena por algumas semanas todos os anos, e que Christoph liga para ela, que vive do outro lado do país, na província de Vorarlberg, todos os domingo.
Ele tem uma mão firme para conduzir a arquidiocese de Viena, porém liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo seria um desafio muito grande para Schöenborn, disse ela. "As intrigas em Viena são suficientes para ele", contou a mãe do cardeal, acrescentando que ele ficava muito irritado quando as pessoas eram desonestas.
Mas o jornal disse que o cardeal afirmou à família antes do conclave: "Não se exaltem. Eu certamente não serei papa."
As informaçõe são do IG