Inglaterra -  Um fascinante conto de fadas adaptado para o cinema em 3D, com roteiro que resgata um pouco da magia dos antigos filmes de aventura ambientados na Idade Média e um elenco que inclui nomes como Ewan McGregor, Stanley Tucci e Nicholas Hoult, inglês de 23 anos que está sendo apontado pela imprensa como o novo Robert Pattinson, o vampiro-sensação de ‘Crepúsculo’. Essa é a receita de ‘Jack - O Caçador de Gigantes’, um filme para toda a família que estreia na sexta-feira e que leva a assinatura de Bryan Singer, diretor responsável por sucessos como ‘Os Suspeitos’ (que ganhou dois Oscar), ‘Superman Returns’, ‘Operação Valquíria’ e a franquia ‘X-Men’.
Protagonista de longa é comparado ao galã Robert Pattinson | Foto: Divulgação
Protagonista de longa é comparado ao galã Robert Pattinson | Foto: Divulgação
Na contramão de produções como ‘Espelho, Espelho Meu’ (2012), interpretação de ‘Branca de Neve’ assinada por Tarsem Singh, e ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010), de Tim Burton, que passam longe dos contos originais, o longa de Singer faz uma leitura clássica — mesclando momentos de muita ação com outros de humor e romance — da história do jovem humilde que troca seu cavalo por um punhado de feijões mágicos, sementes que acabam se transformando em plantas de dimensões monumentais, atingem o céu e abrem passagem para a volta de gigantes expulsos da Terra, seres horripilantes que adoram devorar humanos. Baseado em uma das muitas versões de ‘João e o Pé de Feijão’, o filme quer ser apenas uma deliciosa aventura, como explica o diretor em entrevista exclusiva ao jornal O DIA durante um evento em Londres, Inglaterra, que reuniu parte do elenco para promover o trabalho.
“Nunca tive paixão por contos de fadas, sempre preferi aventuras como ‘Viagem ao Centro da Terra’ (obra de Júlio Verne). O conto inglês do garoto pobre e íntegro que recebe os feijões e acaba tendo que lutar para livrar seu reino de gigantes é perfeito para uma aventura feita para divertir crianças e adultos. A versão da história que me inspirou vem das lendas do Rei Arthur”, explica ele.
Mega produção estreia no fim da semana | Foto: Divulgação
Mega produção estreia no fim da semana | Foto: Divulgação
A escolha de Nicholas Hoult para o papel principal foi fácil, garante Singer, que já havia trabalhado com o ator em ‘X-Men: Primeira Classe’. “Ele não é somente bonito, forte e carismático, é vulnerável também, tem a cara do personagem, que precisa superar seus medos para enfrentar os gigantes e conquistar a princesa (Eleanor Tomlinson), por quem ele se apaixona logo no início da trama e que participa de toda a aventura com ele”, analisa.
Hoult — que deu o primeiro grande passo na carreira em 2001, interpretando o menino que atormenta a vida de Hugh Grant em ‘O Grande Garoto’ — devolve os elogios ao diretor. Segundo o ator, fazer parte do filme foi uma experiência especial. “É ótimo trabalhar com o Brian, ele tem o dom de contar grandes histórias”, garante, dizendo que fez questão de participar do maior número possível de cenas de ação. “Aprendi a andar a cavalo, mas é muito difícil, pois eles são muito grandes e não me obedecem. Também fiz aulas de alpinismo. Só tive dublê quando algo era arriscado demais”, conta ele, que diz ter se inspirado em Luke Skywalker (um dos principais personagens da trilogia original de ‘Star Wars’) para construir seu papel.
Dividir o set com Ewan McGregor (que interpreta o líder dos guardiões do rei), Stanley Tucci (Lord Roderick, um divertido vilão) e Eleanor Tomlinson foi um prazer, completa Hoult. “A Eleanor é inteligente, encantadora e gentil. Stanley é uma figura sem igual e Ewan me inspira. Uma das cenas que mais gostei de fazer foi a que eu pulo nas costas de um gigante para tentar salvar a princesa e o personagem do Ewan, que estava prestes a ir para o forno e virar o recheio do pão que o gigante estava preparando”, relembra ele, que recentemente pôde ser visto nos cinemas cariocas no papel principal de “Meu Namorado é um Zumbi”.