Rio -  O Centro Cultural Oscar Romero, em Mesquita, inicia no dia 9 de março um curso de teatro para surdos. A turma terá 15 alunos, que aprenderão técnicas de interpretação e posicionamento de palco pelos próximos seis meses. Quando terminarem o curso, eles participarão da montagem de um espetáculo teatral.
Thaissa Vasconcellos, idealizadora do projeto, explica que o objetivo é oferecer oportunidade de inclusão social aos portadores de deficiência. “Os surdos estão sempre tentando se inserir no mundo dos ouvintes. Queremos fazer com que o ouvinte também queira conhecer o mundo dos surdos”, explica.
Ela planeja formar um grupo teatral com surdos e não-surdos. Para isso, o Centro Cultural Oscar Romero oferece aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atores sem deficiência auditiva. “Nosso primeiro foco é trabalhar com os surdos para que possamos realizar um espetáculo em que eles vão atuar sozinhos. Em um segundo momento, vamos mesclar atores ouvintes e surdos numa mesma peça”, conta.
Para participar, é preciso ter no mínimo 13 anos completos e levar identidade, CPF e uma foto. As aulas serão aos sábados, das 14h às 17h, na sede do Centro Cultural Oscar Romero, Rua Elpídio 530, no Centro de Mesquita. O curso é gratuito.