Quando o comércio eletrônico chegou ao Brasil, na segunda metade dos anos 90, as pessoas sentiam muito medo de confiar em uma loja virtual para fazer as compras. Com o tempo, as empresas que vendem pela internet começaram a conquistar a confiança do consumidor e apostaram em preços mais atrativos do que as lojas físicas.
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Hoje, quem compra em uma loja virtual conta com comodidade e segurança. As empresas de e-commerce trabalham com diferentes formas de pagamento, apresentam uma variedade maior de produtos e ganham o cliente também por causa das ofertas.
Com o comércio eletrônico se revelando um setor bastante lucrativo, os empreendedores estão começando a usar a internet para abrir o próprio negócio . No entanto, é necessário ter um planejamento e conhecer bem o setor de e-commerce antes de apostar em qualquer investimento.
Passo a passo para abrir uma loja virtual
1. Para construir uma loja virtual é necessário obter o máximo de informações possíveis sobre o negócio. Também é importante não se limitar apenas aos dados quantitativos das pesquisas, mas sim conversar com outros proprietários e funcionários de lojas virtuais;
2. A loja virtual necessita de um planejamento antes de ser construída. Para elaborá-lo, oempreendedor precisa definir quais produtos pretende vender, qual o público-alvo, como vai surpreender os clientes, se vai necessitar de funcionários e quais as estratégias para garantir espaço no mercado;
3. Depois de se certificar de que a ideia é uma grande oportunidade de negócios online, oempreendedor precisa elaborar um plano para incluir todos os gastos. Ele deve calcular o investimento inicial, os custos e as despesas;
4. A loja virtual deve ter, obrigatoriamente, um endereço físico. Para que o negócio tenha legalidade, o proprietário deve tomar os mesmos cuidados da abertura de uma empresa formal;
5. Se empreendedor não tem condições ainda de manter o seu próprio estoque, ele pode fechar parcerias com varejistas para começar as vendas online;
6. A criação do site é um passo muito importante, pois é neste ambiente virtual que as compras serão realizadas. O layout deve ser agradável, fácil de mexer e capaz de transmitir confiança. Oempreendedor também deve buscar um sistema de pagamento seguro e oferecer detalhes sobre os produtos;
7. Com a loja virtual pronta, é preciso iniciar o trabalho de divulgação. Somente através dapropaganda o site ganhará visibilidade no competitivo cenário do e-commerce.
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