Rio -  Alvos permanentes de cliques de fotógrafos do mundo todo interessados na incrível relação entre favela e asfalto no Rio, chegou a vez de o morro mostrar ao mundo a Cidade Maravilhosa sob o seu ponto de vista.
Prefeitura do Rio, através da RioFilme, em parceria com o Senai, apresentaram nesta terça-feira, no Chapéu Mangueira, na Leme, Zona Sul do Rio, o Curso de Fotografia Digital e Tratamento de Imagem que destinará 110 vagas para moradores das áreas pacificadas.
“Já fui auxiliar de fotografia num estúdio e meu sonho sempre foi aprender a produzir imagens que levem as pessoas a chorar ou sorrir. Agora é a chance de eu aprender a técnica”, conta Anderson Alves, de 28 anos, morador do Morro da Babilônia e que vê na fotografia a chance de não trabalhar mais nas madrugadas como caixa de uma boate na Zona Sul.
Jovens comemoram a oportunidade de aprender uma profissão que encanta o mundo e terão como alvo principal as belas paisagens da Cidade Maravilhosa: curso é completo | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Jovens comemoram a oportunidade de aprender uma profissão que encanta o mundo e terão como alvo principal as belas paisagens da Cidade Maravilhosa: curso é completo | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
A possibilidade de adquirir uma profissão e ascender socialmente através da arte de contar histórias através das lentes era tudo o que Mayara Cozza, de 17 anos, sempre quis na vida.
“No meu aniversário de 15 anos, não quis nada de presente, só uma câmera. E curso era uma coisa impensável para mim e para a minha família. Quando soube deste projeto, vi que era a minha chance”, contou, eufórica.
A criação do curso no Chapéu Mangueira abre um leque de perspectivas até para quem não dava muita bola para a fotografia, como Ana Carolina Estevão, 16 anos, que sonha ser atriz. “Me inscrevi sem saber o que era o curso. Na primeira meia hora fiz a melhor foto da turma. Rapidinho aprendi. Todo mundo diz que eu vou ser humorista, mas acho que encontrei outra profissão”, brincou.
Paes: ‘Rio é a cidade a ser fotografada’
Presente à cerimônia de inauguração do curso, o prefeito Eduardo Paes lembrou aos novos alunos que não faltarão motivos para que eles pratiquem o novo ofício. E citou, com bom humor, a vinda do Papa Francisco ao Rio, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude.
“A fotografia é a cara da nossa cidade. Jovens aprenderão um ofício onde há uma quantidade enorme de oportunidade, ainda mais agora, com os eventos que vão acontecer aqui, como a chegada do papa argentino. Ele tinha que ser argentino? Desculpem, não resisti. Mas é brincadeira, hein”, brincou o prefeito, referindo-se á rivalidade no futebol.