Rio -  Moradores da Rua Pompeu Loureiro, em Copacabana, na Zona Sul, estão convocando para domingo, 10, uma manifestação pacífica contra o corte de uma árvore centenária da espécie Assacu. A árvore estava sendo retirada pela Comlurb, em uma operação que fechou a rua no domingo passado, quando os moradores desceram e conseguiram impedir o corte definitivo após a Justiça conceder uma liminar. 
Corte de árvore chocou moradores | Foto: Divulgação
Corte de árvore chocou moradores | Foto: Divulgação
A Assacu, tombada em 2006, tem mais de 100 anos e um de seus primeiros registros é do início do século passado. Os manifestantes esperam entre 50 e 100 pessoas e comunicaram ao 19º Batalhão da PM sobre o protesto.
A Assacu, tombada em 2006, tem mais de 100 anos e um de seus primeiros registros é do início do século passado | Foto: Reprodução Internet
A Assacu, tombada em 2006, tem mais de 100 anos e um de seus primeiros registros é do início do século passado | Foto: Reprodução Internet
O grupo pede ainda que a subprefeitura feche uma faixa de rolamento da via, que recebe grande movimento de ônibus e carros por ser a única ligação para a Lagoa a partir de Copacabana, via Corte do Cantagalo.
"A manifestação é para alertar as autoridades sobre o erro que eles estão cometendo. O laudo que a Parques e Jardins falou que existe ainda não foi entregue e ninguém sabe dele", disse Danuza Pires, produtora de arte e uma das organizadores do evento. 
O corte da árvore foi pedido pelo síndico do prédio 94 da mesma rua alegando que suas raízes ameaçam a garagem do prédio.