quarta-feira, 6 de março de 2013

Morre Hugo Chavez: presidente da Venezuela


Morreu nesta terça-feira (5) o presidente da Venezuela Hugo Chavéz aos 58 anos. Em uma intensa luta contra o câncer desde meados de 2011, o líder faleceu na capital Caracas, na Venezuela. Sua trajetória é marcada por disputas e rivalidades dentro e fora do país.

Breve trajetória política

Desde que assumiu o governo, em 1999 o comandante promoveu mudanças à esquerda na política e na economia. Oficializou empresas privadas, conferiu ao Estado atividades imprescindíveis, além de alterar a Constituição, o nome, a bandeira e inclusive o fuso horário da nação.
Hugo Chavés foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 60% dos votos e posteriormente no ano passado com 54%. Sua trajetória política começou em 1992 numa fracassada tentativa de golpe de Estado. Em 2002 já comandando o país, sofreu golpe do Estado que o tirou do mando por quase dois dias. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de centenas de seguidores.

Doença

Chavéz foi visto com o cabelo raspado em razão de sessões de quimioterapia. (Foto Divulgação)
Desde sua reeleição no ano passado, Chavéz foi visto poucas vezes em público, a maior parte para conduzir conselhos de ministros. O líder também reduziu suas postagens em sua conta na rede social Twitter, o que alimentou os boatos que seu estado de saúde era mais grave do que o divulgado.
Em junho de 2011, a imprensa local divulgou que devido a uma complicação na região pélvica, o presidente havia passado por uma operação de emergência em Cuba. No mesmo mês, o líder confirmou a notícia, e inclusive revelou que a operação foi devido ao surgimento de câncer.
  
Em agosto do mesmo ano, Chavéz foi visto com o cabelo raspado em razão de sessões de quimioterapia. Dois meses depois, após diversos exames o presidente divulgou estar livre da doença.
Sua trajetória é marcada por disputas e rivalidades dentro e fora do país. (Foto Divulgação)
Em fevereiro de 2012, o líder divulgou que seria novamente operado em razão de uma nova lesão na mesma região. Novamente a cirurgia e os seguintes tratamentos foram realizados em Cuba.
Em julho, época em que era novamente candidato à reeleição, o líder comunicou que havia derrotado a doença. No entanto, em dezembro, Chavéz anunciou que devido ao retorno da doença, voltaria a Cuba para realização de nova cirurgia.
Ele designou Nicolás Maduro para substituí-lo, caso não fosse capaz de retornar ao comando. Após a realização da operação foi Maduro quem passou a noticiar o estado de saúde do presidente.
Após uma luta na justiça, o presidente não conseguiu retornar ao poder.  O entendimento da justiça foi de que sua presença não era necessária e que uma posse formal poderia ocorrer em outra data, a ser marcada. Em 18 de fevereiro deste ano, Hugo Chavéz voltou à Venezuela, diretamente para um hospital na capital Caracas.

Nenhum comentário: