Rio -  Movido por música, Oswaldo de Oliveira chega para a decisão da Taça Guanabara tranquilo como um reggae, convicto de que fez a coisa certa ao fechar com o Botafogo há pouco mais de um ano. Depois de enfrentar um período heavy metal, com muitas críticas da própria torcida alvinegra, o treinador arregimentou alguns admiradores - assim como o pagode, há quem o ame e há quem o odeie. Mas o técnico, como um maestro, continua regendo a orquestra, ora com suavidade, ora com veemência. Sem rancor, ele prefere não transformar os bons resultados em resposta amplificada aos que já pediram sua saída.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo quer o Botafogo jogando por música | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
“Sinceramente, eu prefiro ficar fora. Não tenho prestado atenção no que tem sido dito”, diz.

Neste domingo, no Engenhão, o treinador espera ver sua equipe jogando por música, concentrada em cada nota para não desafinar no fim. E, se os aplausos alvinegros vierem brindá-lo ao término do espetáculo, a trilha sonora será qualquer uma entre as quase 19 mil canções que carrega em seu aparelho de mp3.

“Sempre deixo no modo "random" (aleatório). As minhas 18.694 músicas são de muitaqualidade e qualquer uma que vier será muito bem-vinda”, garante.

O DIA: Você está há pouco mais de um ano no Botafogo. Acredita que escolheu o clube certo depois de cinco temporadas no Japão?

OSWALDO: Não tenha dúvida. Claro que sim. O Botafogo está aberto para a gente trabalhar, para fazer um grande trabalho. Tenho encontrado aqui muito apoio da diretoria, de todo o estafe. Todo mundo trabalha com muita dedicação. A nossa ambição é realmente transformar tudo isso numa vitória, em um título muito importante para o nosso clube e torcida.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Oswaldo aponta o caminho para o título | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Considera que a classificação para a final da Taça Guanabara é uma resposta aos que pediram sua saída?

Sinceramente, depois de tanto tempo, não por repúdio ou coisa parecida, eu prefiro ficar fora. Não tenho prestado atenção nas coisas que são ditas, porque hoje tem muito apelo, muita competição. Prefiro agir com a minha consciência, estar tranquilo para fazer as coisas. Porque se eu ficasse ouvindo todo mundo acabaria não fazendo as coisas que tenho feito e que tenho certeza de que têm beneficiado o Botafogo.

Por ser do Rio e ainda não ter conquistado um Carioca, a motivação para vencê-lo é maior?

Eu não considero que é uma obsessão, encaro com naturalidade. Mas, se nós vencermos, será muito bem-vindo. Vou sentir muito orgulho, primeiro em conquistar a Taça Guanabara e, quem sabe, um dia, ser campeão carioca.

Depois de Dória, Gabriel e Jadson, Vitinho vem se destacando. Como você faz para saber o momento certo de colocar um garoto para jogar ?

O grande mérito é do próprio Botafogo, que tem dado bastante atenção, tem trabalhado com muita eficiência para promover jogadores. Depois, o mérito é deles, que têm talento e qualidade. Eu, simplesmente, procuro ter a sensibilidade de observar o momento em que eles estão maduros e prontos para assumir esta responsabilidade.

Existe mais sede de títulos no grupo depois da chegada de Seedorf?

Ele faz isso o tempo todo, desde que chegou aqui. Ele é predestinado, um cara que luta muito pelos seus objetivos e isso transpira nele. Tenho certeza de que ele tem inundado os companheiros com este pensamento e eles têm procurado mudar o comportamento para ser mais agressivos na busca pela vitória.

Bolívar também está contribuindo para esta mudança de atitude?

Exatamente. O Bolívar é outro cara com este traço de personalidade, muito semelhante ao do Seedorf. Os dois juntos, unindo-se a Jefferson, Renato, Marcelo Mattos, Andrezinho. Enfim, todos esses têm sido da maior importância para o grupo.

O que não pode faltar no Botafogo neste domingo para que saia vitorioso?

Em primeiro lugar, a intenção de realmente vencer. Tem que buscar isso o tempo todo. Durante os 90 minutos, você não pode abandonar este objetivo. Tem muitos detalhes a serem seguidos e, se você não prestar atenção a um deles, pode pôr tudo a perder.

Caso vença logo mais, qual música vai embalar sua comemoração?

Isso é muito natural. Depois da criação do "random" (aleatório), o que vier, vindo com qualidade, é muito bem-vindo. Sempre deixo neste modo. As minhas 18.694 músicas são de muita qualidade e qualquer uma que vier será muito bem-vinda.