Rio -  Quando Patrícia Cardoso Moreira, 30 anos, deu entrada no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no último dia 27 de fevereiro, ela apresentava um raro cisto de ovário, que pesava aproximadamente 50 kg. O desconforto visível e a dor permanente não eram os únicos obstáculos diários a serem enfrentados, mas o impedimento para o trabalho e o espelho condenavam a paciente a dias de muita tristeza. Mas, graças à experiência daequipe médica do HMRG, Patrícia, recebeu alta no último domingo e passa bem.
Abaixo, imagem forte mostra como a jovem chegou ao hospital.
Responsável pela clínica cirúrgica do hospital Ronaldo Gazolla, o Dr° Ney Cerqueira Júnior, classifica o caso como raríssimo no biografia médica. Em geral, os cistos de ovário atingem até 7kg e, já nestes casos, a mulher tem aumento do abdômen e dores locais. Nesta situação específica era ainda mais grave, pois a paciente não conseguia mais respirar, principalmente quando estava deitada.
"É como se ela estivesse grávida de um adulto. Para se ter uma idéia, toda a nossa equipe do centro cirúrgico reunida soma mais de 100 anos de experiência e ninguém tinha conhecimento de uma massa tão grande. Não havia como esperar nem um dia. Foi um procedimento de emergência delicado, que exigiu muita perícia de todos os envolvidos", explicou.
Patrícia contou que ao acordar no CTI do HMRG, livre de todo mal estar que durante anos arrastou em sua vida, pediu que o Dr. Ney fosse até ela, segurou sua mão, e disse que tinha um pedido a fazer. O médico, acreditando que fosse um questionamento de alta médica (o que seria o esperado), foi hesitante em conceder, mas a paciente quis apenas um beijo do cirurgião que tinha lhe devolvido a vida.
"Não haverá um dia daqui por diante que não me lembre do Dr. Ney e da equipe médica que cuidou de mim com tanta dedicação. Eu só tenho a agradecer porque hoje eu posso ter uma vida realmente de uma pessoa de 30 anos, ativa e feliz", disse emocionada.
Patrícia Cardoso Moreira tirou um cisto de 50 kg de seu ovário | Foto: Divulgação
Patrícia Cardoso Moreira tirou um cisto de 50 kg de seu ovário | Foto: Divulgação