Rio -  Mulheres no pós-parto vão receber pela primeira vez a imunização contra a gripe de graça nos postos de saúde. A novidade foi anunciada ontem pelo Ministério da Saúde, no lançamento da Campanha de Vacinação deste ano, que vai de 15 a 26 de abril. Para ter acesso ao benefício, elas deverão ter dado à luz menos de 45 dias antes da data em que forem tomar a vacina. Portanto, quem se tornou mãe a partir de 1º de março deve ficar de olho no calendário.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a decisão de incluir estas mulheres no público-alvo da iniciativa foi tomada porque o sistema de defesa delas ainda está vulnerável a infecções. “Elas têm as mesmas condições de saúde das gestantes. Além disso, como estão amamentando, a vacina protege também o recém-nascido”, disse Padilha.
Como em todos os anos, fazem parte do grupo que precisa tomar as doses: grávidas, pessoas acima de 60 anos, bebês de 6 a 23 meses, profissionais de saúde, indígenas e também detentos.

FÁCIL ACESSO A DOENTE CRÔNICO
Para os doentes crônicos, o acesso à vacina será ampliado: portadores de problemas nos rins, cardiopatias, câncer e Aids, entre outros males, poderão comparecer aos postos de saúde, levando receita médica. Até o ano passado, eles recebiam as doses em centros especiais. “É importante que todos os grupos tomem a vacina”, ressaltou Padilha.
governo espera vacinar pelo menos 80% (31,3 milhões) do público-alvo. A vacina protege contra os vírus que mais circularam no inverno de 2012 (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). As doses reduzem em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% a mortalidade por gripe. Quem não tem direito à vacina, terá que pagar até R$ 150 em clínicas privadas.