Rio -  As águas de março estão fechando o verão 2013, mas a moda já mira o verão 2013/2014. A São Paulo Fashion Week — que começou na segunda-feira e terminou ontem, na Bienal do Ibirapuera — mostrou 25 coleções de estilistas e grifes consagradas, como as carioquíssimas marcas Osklen e Animale, os paulistas Alexandre Herchcovitch e Fause Haten e o mineiro Ronaldo Fraga, entre muitos outros. Na passarela, as coleções ora vieram em preto e branco, no efeito zebrado, em listras gráficas e no espírito déco, ora multicolorido, na aposta do visual monocromático, tipo conjuntinho da década de 60, e fluorescente, em roupas de tons elétricos.
Verão em Preto e Branco | Foto: Ag. News
Verão em Preto e Branco | Foto: Ag. News
As referências e inspirações são inúmeras: a Osklen buscou no universo das pedras preciosas o tema de seu desfile tropicalista/carioca e criou até um abacaxi feito de pedrarias em camiseta que já virou cult; a Cavalera e a Triton, por exemplo, regressaram aos anos 70, investindo em estampas pops e psicodélicas; o minimalismo das décadas de 60/90, ou neominimalismo como está sendo chamado, apareceu nas coleções da Cori, Uma, Osklen e Juliana Jabour, entre outras. Juliana investiu em vestidos na linha A e shorts usados com blusas largas; a Neon, que comemorou 10 anos de marca, viajouaté a Índia, ao Marrocos e à Turquia para desenhar roupas supercoloridas, com maxiestampas, túnicas, calças sequinhas e acessórios nada básicos, como os maxibrincos.
O Rio de Janeiro, mais uma vez, serviu de fonte: a designer de moda praia Adriana Degreas inspirou-se na influência da arquitetura francesa na Cidade Maravilhosa e no glamour retrô de Copacabana para desenhar maiôs e vestidos pós-piscina em preto e branco. Para a consultora de moda Manu Carvalho, a temporada foi leve e linda. “É bacana ver como o trabalho de criação de nossos estilistas está mais forte, mais autoral. Minhas apostas são os monocromáticos dos anos 60, os tops curtos que deixam parte da barriga de fora, a calça cropped e a camiseta estruturada, de tecido plano, mais chique”, opina a consultora.