Vaticano - Diante de cerca de 250 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, ontem, o Papa Francisco convocou fiéis para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio. “Estou ansioso pelo próximo mês de julho no Rio de Janeiro. Verei vocês naquela fantástica cidade no Brasil”, disse o Papa, durante a homilia de sua primeira missa de Domingo de Ramos. Segundo a rede BBC, o Pontífice afirmou ainda que vai celebrar missa na praia de Copacabana e rezar na estátua do Cristo Redentor.
Papa celebra multidão ao fim da missa pelo Domingo de Ramos, no Vaticano | Foto: EFE
Papa celebra multidão ao fim da missa pelo Domingo de Ramos, no Vaticano | Foto: EFE
“Hoje, nesta Praça, há tantos jovens. Há 28 anos que o Domingo de Ramos é a Jornada da Juventude! (...) Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo. Aguardo com alegria o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Vamos nos encontrar naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, disse, de acordo com o site oficial do Vaticano. Após a cerimônia, Francisco escreveu a mesma frase em seu perfil oficial no Twitter (@Pontifex).
“De modo especial entrego a Maria vós próprios, caríssimos jovens, e o vosso itinerário rumo ao Rio de Janeiro. Um bom caminho a todos”, concluiu Francisco durante suas declarações públicas de ontem no Vaticano.
Como O DIA noticiou semana passada, deverão estar no roteiro do Papa Francisco, no Rio, a inauguração, no Hospital Ordem Terceira da Penitência, na Usina, de um pavilhão para o tratamento de viciados em drogas; uma visita à favela do Vidigal, em São Conrado; e uma ida ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, próximo aos complexos da Penha e do Alemão.
Passeio em carro aberto
O Domingo de Ramos comemora a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, e marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que culmina com a Páscoa. Francisco chegou ontem à praça mais uma vez num veículo descoberto. No passeio antes da missa, beijou crianças e cumprimentou os fiéis. Ele usava um manto vermelho sobre a batina branca e presidiu a missa de um altar protegido por um dossel, sobre os degraus da Basílica de São Pedro. Na Quinta-Feira Santa, ele visitará uma prisão para jovens infratores em Roma, onde simbolicamente lavará os pés de 12 jovens detentos.
Humildade e juventude
A homilia, lida em italiano, durou 13 minutos. No discurso, o Pontífice — saudado por milhares de fiéis que acenaram com ramos de oliveira e folhas de palmeira — incentivou os católicos a serem “humildes e jovens de coração”. “Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria”, disse Francisco. “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós trazeis-nos a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre… mesmo aos 70, 80 anos! Com Cristo, o coração nunca envelhece”.
Antes de se despedir, Francisco pediu a bênção de Nossa Senhora das Dores , especialmente para “quem está vivendo situações mais difíceis…”.