Itália -  Em seu primeiro dia como pontífice , o papa Francisco reuniu os cardeais que o elegeram e celebrou uma missa na Capela Sistina nesta quinta-feira. Em sua homília, ele alertou que Igreja Católica se reduziria a uma "ONG caridosa" se não houvesse uma renovação espiritual.
Papa Francisco oficia sua primeira missa como papa na Capela Sistina, nesta quinta-feira. O pontífice escolheu o nome de Francisco para seu pontificado | Foto: EFE
Papa Francisco oficia sua primeira missa como papa na Capela Sistina, nesta quinta-feira. O pontíficeescolheu o nome de Francisco para seu pontificado | Foto: EFE
Ele também reforçou que a Igreja não se esquecesse de sua missão primordial que é proclamar a mensagem de Jesus Cristo. "Se não nos confessarmos a Cristo, o que seremos?", questionou. "Terminaríamos como uma ONG caridosa. O que aconteceria seria semelhante a quando crianças fazem castelos de areia e, depois, tudo cai."
Após dois dias de conclave , o cardeal argentino Jorge Bergoglio foi eleito sucessor de Bento 16 na quarta-feira. Primeiro papa jesuíta e latino-americano, foi também o primeiro a adotar o nome Francisco , referência a São Francisco de Assis, santo que abdicou de uma vida de luxo para dedicar-se aos mais pobres.
Papa Francisco oficia sua primeira missa como papa na Capela Sistina, nesta quinta-feira. O pontífice escolheu o nome de Francisco para seu pontificado | Foto: EFE
Papa Francisco oficia sua primeira missa como papa na Capela Sistina, nesta quinta-feira. O pontífice escolheu o nome de Francisco para seu pontificado | Foto: EFE
Francisco começou o dia fazendo uma oração na Basílica de Santa Maria Maior em Roma , local de especial significado para os jesuítas. Na terça-feira, ele será instalado formalmente como novo papa, mas pode fazer, "muito provavelmente", uma aparição pública no domingo na tradicional benção de Ângelus, segundo o porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi.
Antes da missa na Capela Sistina, o papa recém-eleito foi a uma escola em Roma para se encontrar com crianças. O novo papa, conhecido por seu trabalho com os mais humildes nas favelas de Buenos Aires, encantou a multidão na Praça de São Pedro, em sua primeira aparição pública como papa na quarta-feira. Ele usava vestes brancas, sem adornos, e cumprimentou os fiéis de maneira familiar: "Irmãos e irmãs, boa noite." 
O cardeal Bergoglio, que, segundo informações de fontes, teria sido o segundo mais votado quando o papa Bento 16 foi eleito em 2005 , foi escolhido na quinta votação para substituir o primeiro pontífice a renunciar em quase 600 anos .
Dando mostras da sua simplicidade, nesta quinta-feira, o papa Francisco passou na hospedaria da Casa Internacional do Clero, no centro de Roma, para pegar ele mesmo sua bagagem, deixada no local quando ele partiu para a Casa de Santa Marta, hospedagem dos cardeais durante o conclave. Ele foi levado até lá em um carro simples - não no carro papal - e pagou sua conta. "Ele pegou suas malas e depois pagou a conta por seu quarto para dar um bom exemplo", afirmou Lombardi.
Segundo o cardeal americano Timothy Dolan e os cardeais brasileiros, após suaeleição, o papa Francisco dispensou o sedan especial que seria usado para transportá-lo para o hotel, para que pudesse andar no ônibus junto aos outros cardeais, recusando também a plataforma elevada, a partir de onde ele cumprimentaria seus colegas.
Como a maioria dos católicos latino-americanos, o papa Francisco tem uma particular devoção a Virgem Maria, e sua visita à basílica é um reflexo disso. Ele rezou diante de um íncone bizantino de Maria e do menino Jesus, protetor do povo romano.
Na sexta-feira, ele deverá encontrar todos os cardeais, inclusive aqueles com mais de 80 anos e que, por isso, não participaram do conclave. No sábado, o papa fará uma audiência especial à mídia. Também está programada uma visita ao papa emérito Bento 16, que faz seu retiro em Castel Gandolfo , ao sul de Roma. Entretanto, o encontro entre os dois não deve ocorrer nos próximos dias.
Uma visita a Bento 16 seria significativa, pois a renúncia provocou preocupações sobre o potencial conflito de poderes que poderia surgir diante da inusitada situação de se ter vivos um papa "aposentado" e um papa efetivo.



As informações são do iG