Vaticano - O papa Francisco tropeçou ao se levantar para fazer um pronunciamento na Sala Clementina, no Vaticano, onde todos os cardeais estão reunidos para dar as boas-vindas ao novo pontífice. Ele conseguiu se reequilibrar rapidamente e foi muito aplaudido após o discurso. Os cardeais com mais de 80 anos que não puderam participar do conclave também estão presente na audiência, que começou às 7h do horário de Brasília, às 11h no horário do Vaticano, nesta sexta-feira. 
Pontífice tropeça ao se levantar para fazer pronunciamento | Foto: Reprodução Internet
Pontífice tropeça ao se levantar para fazer pronunciamento | Foto: Reprodução Internet
O cardeal Ángel Sodano, em nome dos cardeais, deu as boas-vindas ao papa e disse que todos estavam a sua "total disposição". O bispo de Roma celebrou nesta quinta-feira com os cardeais uma missa na capela Sistina, um dia após ser eleito neste local o 266º papa da história da Igreja.  
Ao conversar com os cardeais, o papa apelou para que deixem de lado o pessimismo.
“Jamais cedamos ao pessimismo”, disse o papa dirigindo-se aos cardeais. “[Ao definir o que é pessimismo] a amargura que o diabo nos oferece todos os dias. Temos a firme certeza de que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu sopro poderoso, a coragem de perseverar e também de buscar novos métodos de evangelização, para levar o Evangelho até os extremos confins da terra.”
O apelo do papa por evangelizar foi o tom que predominou no encontro. Para ele, a Igreja Católica Apostólica Romana deve atuar para atrair jovens e fiéis. O papa pediu que os cardeais usem a sabedoria da maturidade para conquistar fiéis.
“Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens”, disse o papa que foi aplaudido de pé pelos presentes. “Acredito que a maioria que aqui está vive na idade da sabedoria. Vamos doar sabedoria aos jovens”, completou ele.
O papa discursou por cerca de meia-hora, improvisando parte do texto por ele preparado. Ele lembrou da emoção que sentiu ao saudar os fiéis, logo após sua eleição, no último dia 13. Na ocasião, o papa desejou um 'boa noite', pediu que todos rezassem por ele e, em seguida, deu a bênção final.
Com informações da Agência Brasil