Rio -  Um encontro de extrema importância para os 92 municípios do Rio, no momento que o Estado é ameaçado pela perda da receita dos royalties. Assim, o vice-governador Luiz Fernando Pezão define o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos, promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo DIA, que acontece nesta semana para debater o futuro das cidades sem os royalties e buscar alternativas de financiamento.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Vamos, unidos, às últimas consequências para impedir essa grande violência contra o Rio. O projeto quebra contratos e viola o equilíbrio orçamentário dos municípios. Não podemos permitir essa covardia”, alerta o vice-governador, que já foi presidente da Aemerj.
Para Pezão, as associações dos municípios têm desempenho fundamental e têm sido um instrumento importante em questões como a de agora, além na mediação e orientação aos prefeitos, auxiliando na criando projetos e na captação de recursos, procurando fazer a interface entre os organismos municipais e governos estadual e federal.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas. Basta acessar o site ‘www.aemerj.org.br’, onde há o link para se cadastrar. O 1º Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos aconteceu em 2004 e reuniu mais de 200 participantes, de 66 dos 92 municípios do estado.
Os dois dias do evento, 14 e 15 de março, serão de contatos políticos para os novos prefeitos e de oportunidades de aprendizado técnico para os gestores. Participam secretários estaduais de Saúde; Educação; Ambiente; Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, além de representantes de órgãos financiadores do estado e do governo federal, como Caixa Econômica, Banco do Brasil e AgênciaEstadual de Fomento.
O encontro será aberto quinta-feira, às 11h, pelo governador Sérgio Cabral e contará com o vice Pezão, com o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB); o subsecretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto; o prefeito de Búzios, André Granado (PSC); e representantes do Grupo Ejesa e da Federação do Comércio do Rio (Fecomércio).