Rio -  A tarefa é tão sigilosa quanto o conclave que vai escolher esta semana o novo Papa. Cuidar da segurança do sucessor de Bento 16 no Rio — primeira cidade prevista para ser visitada no exterior, após assumir o pontificado — exige um trabalho tão minucioso quanto tecnicamente perfeito. Prova disso é que a Polícia Federal já se prepara para rastrear a origem de todos os alimentos que serão consumidos pelo Santo Padre entre os dias 23 e 28 de julho, durante sua participação na Jornada Mundial da Juventude.
Foto: Reuters
Foto: Reuters
A logística envolve saber, por exemplo, quem são os produtores e fornecedores de todas as verduras, legumes, frutas e carnes que forem à mesa do líder católico. “O trabalho é feito com chefe de Estado. Em segurança, a gente tem que imaginar o pior cenário”, explicou o coordenador Regional de Grandes Eventos, delegado federal Victor Cezar Carvalho, que afirmou que o Papamóvel será dirigido por um policial federal, treinado no Vaticano.
Nenhuma hipótese é descartada — e, neste cabedal de possibilidades, estão tentativa de envenenamento, de agressão, atentado. Ou seja, todo cuidado é pouco.
LISTA LONGA
A PF já tem levantado nomes e informações de pessoas que de alguma estarão envolvidas em atividades próximas ao Santo Padre. E a lista é ampla. Passam pela ‘varredura’ da Federal desde cozinheiros que vão preparar a alimentação do líder católico, até porteiros, empregados, assessores e assistentes que tiverem qualquer acesso ao Papa ou a algo com que ele tiver contato. E engana-se quem pensa que se trata apenas de um levantamento da ficha policial.
Todo histórico do profissional é analisado para saber se a pessoa oferece risco ao Pontífice. “Se uma pessoa, por exemplo, já teve problema envolvendo tratamento ao idoso, ela não tem o perfil para trabalhar na equipe que vai atendê-lo”, afirmou o delegado.
Copa das Confederações também será crítica para PF
A Copa das Confederações, que será um mês antes de o Papa visitar o Brasil, também exigirá empenho da PF. Segundo o delegado federal Victor Cezar Carvalho, já existe uma lista para ficar à disposição dos setores de imigração dos aeroportos de pessoas com histórico de problemas em outros países. São ‘hooligans’, hackers, terroristas e estrangeiros com envolvimento em distúrbios urbanos e violência em grandes eventos. Além do combate ao narcotráfico.
“A lista com os nomes dessas pessoas é compartilhada por países europeus. Cerco deve aumentar mais próximo ao evento, mas já estamos de olho em quem passa pela nossa imigração. Temos uma cooperação internacional com outras polícias e, por isso, estamos abastecidos de informações”, explicou o delegado.
A restrição aos ‘hooligans’ nos estádios, por exemplo, foi uma das medidas tomadas pela Alemanha na Copa do Mundo de 2006. O mesmo será feito aqui nas Confederações e durante a Copa de 2014.
Trânsito deve ficar caótico
O carioca deve se preparar para viver dias complicados durante a JMJ. A demanda no Aeroporto Internacional aumentará em 30%. A PF calcula sete mil ônibus de peregrinos chegando ao Rio. Em 2010, evento evangélico no Aterro, que tinha mil ônibus de caravanas, causou caos com reflexo em vários bairros.