Rio -  Agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (SSINTE), da Secretaria de Segurança, da Polícia Civil, da Corregedoria de Polícia Militar e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar realizam uma megaoperação na manhã desta sexta-feira, para o cumprimento de mais de 100 mandados de prisão, de apreensão de menores e de busca, de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no Morro da Providência, no Centro do Rio. A comunidade recebeu uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro de 2010.

Policiais militares são alvo
A partir de duas investigações, uma da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e outra da SSINTE, estão sendo cumpridos 72 mandados de prisão, 21 deles contra policiais militares do 5° Batalhão (Praça da Harmonia). Além disso, a ação visa a cumprir 69 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de apreensão de menores. De acordo com a polícia, já foram capturados 20 PMs e 28 bandidos. Três menores também já foram apreendidos.
Entre os presos, está Andréa Vieira de Oliveira, que seria testa de ferro do traficante Evanilson Marcos da Silva, o Dão, apontado como chefe do tráfico no Morro da Providência .
O envolvimento de policiais militares com o tráfico de drogas no Centro do Rio foi descoberto com base em indícios surgidos durante as investigações da DPCA e da SSINTE, que contou ainda com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) e da Coordenadoria de Inteligência da PM.

Ação para caçar envolvidos com crack
De acordo com as investigações, os policiais recebiam propina para não reprimir o tráfico de drogas na região, que vai do Morro da Providência, no Santo Cristo, até a Praça Mauá, na Zona Portuária. 
A operação, batizada de Fortaleza, envolve cerca de 300 policiais civis de diversas delegacias especializadas e distritais, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Ação, que tem apoio também da Corregedoria da PM, é coordenada pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolecente (DPCA).
Operação da polícia no Morro da Providência busca cumprir 72 mandados de prisão | Foto: Osvaldo Prado / Agência O Dia
Operação da polícia no Morro da Providência busca cumprir 72 mandados de prisão | Foto: Osvaldo Prado / Agência O Dia
Os policiais concentram as ações em endereços no Morro da Providência e nos arredores da comunidade. Um dos presos é Alexander de Oliveira Valério, de 36 anos, conhecido Leng. Ele foi detido por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) quando dormia em casa, em um beco do morro, ao lado da garagem da Viação São Silvestre, próximo à Central do Brasil.
Outra equipe da Core esteve em uma oficina mecânica próxima ao 5º BPM (Praça da Harmonia). O suspeito, que já teria trabalhado no local, não foi encontrado.
De acordo com as investigações da DPCA, casarões do morro invadidos por famílias carentes eram utilizados por traficantes de drogas. Os moradores só podiam deixar estes locais com a autorização dos criminosos, que instalaram portões de ferro, em locais estratégicos, para controlar a circulação de pessoas.