Rio -  Coordenado pelo médico Dr. Marcello Bossois, o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece gratuitamente a realização de procedimentos de combate, controle e prevenção dos mais variados tipos de processos alérgicos e doenças ligadas ao sistema imunológico. Além do acompanhamento médico gratuito, a ação social realiza os testes alérgicos, gratuitamente, em toda população do Rio de Janeiro, e desenvolve uma campanha gratuita na prevenção das alergias aos produtos de limpeza.
Esses tipos de alergias podem se manifestar na pele ou nas vias respiratórias, e são causadas pelo contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em determinados produtos químicos. As donas de casa são as maiores afetadas, já que são as responsáveis pelo trabalho doméstico e estão sempre em contato com tais substâncias. Vários são os produtos que podem gerar algum tipo de reação alérgica, mas entre os principais destacam-se os detergentes, os amaciantes de roupa, o sabão em pó, os desinfetantes e a água sanitária.
O problema é muito comum, pois a pele é muito sensível e reage quando fica em contato direto com alguns alergenos presentes nas substâncias desses produtos, provocando alergias dermatológicas ou dermatites de contato. Já as vias respiratórias podem sofrer com os incômodos gerados pelos fortes cheiros dos amaciantes, desinfetantes, água sanitária entre outros. A exposição a estes produtos poderá contribuir para o surgimento de alergias respiratórias como as rinites, sinusites, bronquites e até asmas brônquicas.
Produtos de limpeza caseiros são uma boa saída para quem sofre de alergias a produtos químicos | Foto: Reprodução Internet
Produtos de limpeza caseiros são uma boa saída para quem sofre de alergias a produtos químicos |Foto: Reprodução Internet
Reações alérgicas
No caso das alergias de pele, os sintomas podem surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas, de acordo com a intensidade da reação alérgica e do tipo de substância envolvida. Quando a alergia atinge o sistema respiratório, várias são as regiões que poderão sofrer: garganta, laringe, faringe, brônquios e traquéia.
“Os principais sinais da alergia são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele, inchaço, dificuldade para respirar e chiado na respiração”, comenta o médico, coordenador técnico do projeto social "Brasil Sem Alergia", Dr. Marcello Bossois. Ele alerta que, ao perceberem alguma irritação na pele, dificuldade para respirar ou desconforto ao utilizar produtos de limpeza, é indicado que procurem imediatamente um médico especialista para identificar o agente causador da alergia.
Produtos caseiros podem evitar alergias
Para fugir deste tipo de alergia, o melhor é evitar o contato direto com qualquer tipo de produto químico. Em seu lugar, os alérgicos poderão usar algumas alternativas para deixar a casa sempre limpa e longe dos germes e bactérias, sobretudo sem o incômodo dos processos alérgicos.
O bicarbonato de sódio é excelente para fazer a limpeza da casa, ao mesmo tempo que minimiza as chances do surgimento das alergias. Mesmo sem ação desinfetante, essa substância tem o poder de desengordurar fogões, pias, paredes e retirar o odor de dentro da geladeira. Outra dica é usar o vinagre branco, já que ele não tem cheiro e é ótimo para eliminar as bactérias, principalmente do banheiro, além de ser bem mais indicado para quem sofre de alergia.
O sabão de coco em pó, líquido ou em barra poderá ser utilizado para lavar as roupas e para a limpeza da louça, substituindo os detergentes normais. Os detergentes biodegradáveis e o álcool poderão entrar no lugar dos desinfetantes e da água sanitária, já que os mesmos possuem cheiros mais suaves e não causam tanta alergia. O limão, é eficaz para retirar sujeiras difíceis e a glicerina é uma grande aliada no combate ao mofo.
Os amaciantes de roupa deverão ser retirados das listas dos produtos de casa, pois são grandes vilões dos alérgicos, uma vez que possuem cheiros muito fortes e provocam irritações na pele e nas vias respiratórias. “Os produtos de limpeza caseiros, além de econômicos, são tão eficazes quanto os demais e garantem a limpeza dos ambientes com a vantagem de que possuem substâncias mais suaves que os industrializados. Ou seja, o risco de provocarem alergia é menor”, ressalta o médico.