Rio -  Professores das redes municipal e estadual vão cruzar os braços, por 24 horas, na próxima terça-feira. O protesto, que também servirá para reivindicar melhores salários, terá ato de repúdio à distribuição do Banco Imobiliário ‘Cidade Olímpica’, jogo de tabuleiro que promove as obras do prefeito Eduardo Paes nas salas de aula, conforme O DIA mostrou com exclusividade no último dia 21.
Os manifestantes farão um aulão na Cinelândia, a partir do meio-dia, com o tema: ‘Escola não é banco, nem de brincadeira!’. Nesta quinta-feira, Paes negou que faz propaganda política com o jogo.
“Teremos um grupo de teatro que vai encenar peça fazendo crítica ao Banco Imobiliário do Paes. É um jogo que explora a propaganda da prefeitura. O dinheiro que foi gasto com isso deveria ter sido investido na infraestrutura das escolas. Temos unidades com poucos ventiladores, teto e cadeiras quebradas e quadras que precisam de reforma”, afirmou Marcelo Sant’Anna, coordenador regional do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
Foto: Reprodução
Professores vão protestar contra Banco Imobiliário de Paes | Foto: Reprodução
Segundo o prefeito,o jogo foi colocado à disposição dos alunos depois das eleições. Mas o Ministério Público já decidiu que vai investigar a origem do dinheiro usado paracomprar 20 mil unidades do ‘Banco’.
“Não tem minha cara, não tem meu nome. Propaganda seria se tivesse divulgando que o Eduardo Paes é fantástico, é sensacional. Isso não tem lá. Então, não tem nenhuma propaganda pessoal. O que você tem ali é o que acontece na cidade, o que já aconteceu no passado e coisas que acontecem neste momento. Que bom que está acontecendo um monte de coisas no Rio”, afirmou Paes, durante o lançamento do canteiro de obras do Condomínio Parque Carioca, na Estrada dos Bandeirantes, que poderá abrigar famílias a serem removidas da Vila Autódromo. Os moradores prometem resistir à remoção.
O Sepe reivindica que o piso de funcionários administrativos, merendeiras, serventes e secretário escolar seja de três salários-mínimos. Para professores com carga de 16h a 22h, de cinco salários.