Rio -  Após mais de uma década fechada, a piscina do Sesc de Nova Iguaçu voltou a funcionar. O espaço, que abrigou o maior espelho d’água do país, com 2.588 metros quadrados de extensão, ganhou visual mais moderno e sustentável.
Aulas de natação, de manhã e à noite, atraem alunos de várias idades | Foto: Alexandre Vieira / Ag. O Dia
Aulas de natação, de manhã e à noite, atraem alunos de várias idades | Foto: Alexandre Vieira / Ag. O Dia
A antiga piscina de dimensões enormes deu lugar a quatro, três para adultos e uma de crianças. Com a reabertura, em 24 de janeiro, o Sesc começou a receber uma procura muito maior de banhistas.
Só em fevereiro foram 15.640 pessoas. “A reestruturação levou em consideração o maior conforto do usuário. Em troca de uma piscina gigantesca, passamos a oferecer mais espaços para aulas de natação e hidroginástica, além de economizarmos na manutenção”, explica a gerente do Sesc de Nova Iguaçu, Isabela Paiva.
De acordo com ela, a reestruturação proporcionou economia de 90% no consumo de água. “O antigo sistema consumia 2,4 milhões de litros. Hoje, o gasto é de 240 mil litros”, explica a gerente.
Inaugurado em 1993, o parque aquático de Nova Iguaçu se tornou conhecido pelo grande número de frequentadores, principalmente no verão. Com o uso em grande escala, vazamentos na piscina passaram a ser constantes, interditando o espaço, até então uma das poucas opções de lazer na Baixada.
Além das novas piscinas, o espaço ganhou 38 duchas na parte externa, com reuso da água, e área de grama sintética para banho de sol. O Sesc não divulgou o custo da obra.
Desde que a piscina foi reaberta, as aulas de hidroginástica e natação atraíram 436 alunos. E ainda há vagas, sempre de manhã e à noite. As mensalidades para atividades aquáticas custam R$ 30 para associados e R$ 60, para os não associados.
O vendedor Henrique Terra, 29 anos, morador de Nova Iguaçu, não pensou duas vezes ao saber da reabertura da piscina: matriculou-se na natação. “Faço aulas antes de ir para o trabalho”, explica.
Já a dona de casa Aparecida Escobar, 58 anos, matriculou-se na hidroginástica, por recomendação médica. Moradora de Nova Iguaçu, ela ganhou a companhia da vizinha, a aposentada Alaíde Bittencourt, 68, que também faz hidroginástica. “Faz muito bem à saúde”, diz Aparecida.