Rio -  A maior nação católica do mundo, com 124 milhões de fiéis brasileiros, se prepara para dar as boas-vindas ao sucessor de Bento 16, durante a Jornada Mundial de Juventude, em julho no Rio de Janeiro. Antes, porém, católicos aguardam ansiosos a escolha do novo líder da Igreja, no conclave que começa amanhã com a presença de 115 cardeais.
A perda de fiéis para outras religiões em todo o mundo é uma das missões mais árduas que o Santo Padre terá pela frente. Na década de 50, o catolicismo era a religião oficial de 95% dos brasileiros. Sessenta anos depois, a participação de católicos na população caiu para 65%. No período, os evangélicos viram o número de fiéis saltar de 2,61% para 22,16%.
Foto: Reuters
Foto: Reuters
A crise do catolicismo é ainda mais grave no Rio de Janeiro, estado com menos católicos no País e a maior quantidade de pessoas sem religião. O estado que provavelmente será o primeiro visitado pelo novo Papa está na lista de prioridades do Vaticano, que aposta na catequese de jovens para recuperar fiéis de um rebanho desgarrado.
A esperança pode estar na internet. Em Niterói, um grupo de jovens levou para as redes sociais a fé católica. Com a ajuda do padre Bruno Guimarães, da paróquia Nossa Senhora das Neves, criaram uma sala de aula virtual, com vídeo e bate-papo, para ensinar o catecismo e conquistar novos devotos. Até agora, as páginas do Youcat (O “You” vem “Youth” que significa jovem. Já o “Cat” é de Catecismo) já foram vistas por 1.474 pessoas. “Talvez um encontro num retiro espiritual não reúna tantas pessoas como nas redes sociais na Internet”, diz Luiza Cunha, uma das idealizadoras do canal religioso.
Padre Bruno explica que a iniciativa é de jovens. “É um universo natural para eles. Eu não sabia como mexer. Eles foram me ensinando”, conta o religioso, que tira dúvidas online. O incentivo à catequização pela Internet partiu do próprio Bento 16 que, apesar da postura conservadora em relação aos dogmas da Igreja, possuía perfil no twitter. “É um legado dele que vai ficar. Espero que o próximo papa siga seus passos”, diz a estudante Gleyce Perrout. Página pode ser acessada no site www.livestream.com/youcatniteroi, às quintas-feiras, a partir das 22h15.
Evento já tem mais de 84 mil voluntários 
Mais de 84 mil voluntários já se inscreveram para participar da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho. Os peregrinos virão dos cinco continentes e serão hospedados em casas de famílias, paróquias, escolas e centros comunitários. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da jornada, em sete idioas(www.rio2013.com).
A primeira edição do encontro foi em Roma, em 1986, e reuniu 300 mil jovens na Praça São Pedro. O maior público, foi em 1995, nas Filipinas, que contou com a participação de 5 milhões de pessoas. No ano passado, 2 milhões de jovens estiveram em Madri, na Espanha.
Tabus afastam as mulheres
Nos anos 40, as mulheres iam à missa tanto quanto seus maridos (96% contra 95%). Mas a situação mudou. Os homens vão mais à missa do que as as mulheres. Entre os católicos do sexo masculino, 75,4% são frequantadores assíduos, mais do que elas (71,6%).
A explicação para o êxodo delas pode estar na abordagem de questões centrais como divórcio, aborto e métodos contraceptivos, que ainda tabus na Igreja.
Um em cada cinco moradores de favelas do Rio de Janeiro se considera evangélico.