Rio -  Quem procura oportunidade de emprego com carteira de trabalho assinada não deve perder tempo. Há vagas no mercado e o Rio aparece no mapa do emprego com oportunidades em diversas áreas de atuação. Em todo o estado, são mais de oito mil chances esta semana nas diversas regiões do estado. Só uma empresa de telemarketing oferece duas mil vagas na capital, sem exigir experiência anterior.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o Rio gerou quase um milhão de postos de trabalho em cinco anos. “A expectativa é que sejam abertos 200 mil empregos até o fim do ano”, afirma Claise Maria Zito, secretária Estadual de Trabalho.
Nas agências de empregos existem vagas para auxiliares de limpeza, operador de caixa, atendentes, recepcionistas, pedreiros e balconistas. Na capital fluminense são 3.471 ofertas de vagas.
Distribuídas em diversas áreas, principalmente no setor de comércio e serviços, elas exigem o nível fundamental e médio e a remuneração pode chegar a R$ 2.100, além dos benefícios. Na Baixada Fluminense há ofertas para operadores de telemarketing (50) e pedreiros (40). Informações sobre as vagas pelo (21) 2332-9999.
Contratações temporárias já começaram
Além dos postos oferecidos pela Setrab, o Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat-RJ), também tem oportunidades. Alessandro Melo, diretor regional do Ceat, destaca ainda, o bom momento para se candidatar às vagas temporárias para a Páscoa e Dia das Mães, que já movimentam o mercado de trabalho.
“As contratações temporárias estão a todo vapor e elas representam uma ótima oportunidade, visto que podem se transformar em efetivação para aqueles que se destacam no serviço”, diz.
FIQUE POR DENTRO
TELEMARKETING
Os interessados em se candidatar a uma das vagas de telemarketing da empresa Contax podem se inscrever por meio do site www.euescolhoacontax.com.br.

Além das vagas na cidade do Rio, a empresa também oferece chances em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O site para inscrição é o mesmo para o Rio.

MERCADO EM ALTA
Para ter acesso às vagas oferecidas pela Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab), é necessário comparecer a um dos posto de atendimento da secretaria. A agência mais próxima pode ser consultada pelo telefone: (21) 2332-9999, em horário comercial.

Já o Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat-RJ), dispõe de três postos na capital fluminense para atendimento à população. Na Zona Oeste, as inscrições pode ser feitas na Praça Dom Romualdo 11, em Santa Cruz. Na Zona Norte, o posto está localizado no Largo da Penha 19. Já no centro da cidade, a agência fica na rua República do Chile 245, próximo à Catedral Metropolitana.
ENTREVISTAS
Para ter sucesso na busca pela carteira assinada, especialistas dão dicas para não errar na hora da entrevista. Rose Gatto, consultora de Recursos Humanos alerta:

Currículos precisam ser claros e conter informações precisas sobre experiência profissional e formação.

Nunca supervalorizar informações ou mentir sobre conhecimentos específicos.

Atrasos na entrevista podem ser fatais. Falar corretamente e manter postura discreta contam pontos a favor na hora da seleção.