Rio -  As agressões de estudantes que atingem educadores e ‘machucam’ a sociedade não são um fato limitado aos muros da Escola Municipal João Kopke, na Piedade. Oito dias antes do ataque de fúria que vitimou a diretora Leila Soares, de 43 anos, um agente educador da Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho, em Benfica, também na Zona Norte, já havia sido vítima da ira de um aluno. Jefferson Costa da Silva, de 25, levou vários socos ao tentar impedir a entrada de um estudante de 17 anos no colégio. O acusado estava suspenso por depredação. Com medo, o inspetor pediu transferência.
Na manhã do dia 13, Jefferson controlava a entrada e saída de estudantes daquela unidade de ensino, que residem, em sua maioria, nos morros da Mangueira e do Tuiuti, quando o jovem, punido anteriormente pela diretoria por depredar a unidade, forçou a entrada pelo portão. 
Diante da proibição, o adolescente então empurrou a vítima e começou a socar o rosto e a cabeça dela. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão) como lesão corporal.
“Na hora, ele caiu no chão e ficou em estado de choque. As agressões ficaram nítidas no rosto, pois um olho ficou roxo. Só restava ao Jefferson pedir para sair, pois tem medo que aconteça algo”, contou um funcionário da escola, que não quis se identificar.
Direção da Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho, em Benfica, pediu, e PM reforçou patrulhamento, colocando viatura no pátio da unidade | Foto: Divulgação
Direção da Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho, em Benfica, pediu, e PM reforçou patrulhamento, colocando viatura no pátio da unidade | Foto: Divulgação
Logo após o ato, professores suspenderam as aulas e redigiram um documento de repúdio, que foi entregue à Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os educadores também conversaram com os pais de alunos.
No dia seguinte à agressão, a vítima pediu para deixar a escola, onde trabalhava há mais de um ano. A transferência do aluno, que seria morador da Mangueira, também foi encaminhada pela diretoria logo após o fato. Nos próximos dias, o menor deve ser ouvido na delegacia, e um auto de infração deve ser encaminhado à Vara da Infância e Juventude.
Fuzis em página na internet
O medo e a preocupação de Jefferson Costa, vítima em Benfica, se justificam. Numa rede social na internet, o agressor postou fotos com fuzis enfileirados e cordões de ouro. A imagem foi divulgada pela polícia há anos após apreensão de celulares de bandidos do Alemão.
Após a agressão, a diretoria requisitou, por segurança, à UPP da Mangueira reforço no patrulhamento escolar. Ontem, carro da PM com dois policiais estava parado no pátio da escola.
Adolescente que bateu em diretora é notificado a comparecer à Justiça
Após não comparecer à Vara da Infância e Juventude, onde era aguardado na segunda-feira para prestar esclarecimentos, o jovem que agrediu a diretora da Escola Municipal João Kopke, na Piedade, foi notificado com urgência. Agora, ele será ouvido no dia 9 de abril.
Leila Soares foi espancada pelo aluno, de 15 anos, na última quinta-feira, conforme O DIA mostrou com exclusividade na segunda-feira. Ela foi atingida por socos que atingiram os ouvidos, a boca e boa parte do rosto ao repreender o menino que brincava de luta com um colega. A transferência do jovem foi requisitada pela diretoria no dia seguinte ao fato. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).
Numa carta, ela demonstrou todo o seu sofrimento: “Quantas vezes nos indignamos quando sabemos de casos de agressões a colegas, profissionais como nós...O corpo dói. Mas a dor vai passando com gelo, analgésico.O coração, este fica tão apertado que parece que sobra espaço em torno dele de tão pequeno”, diziam trechos.