terça-feira, 19 de março de 2013

Sabonete em barra ou líquido: como escolher


A disponibilidade de sabonetes em barra ou líquido, no mercado, é cada vez maior. Vemos propagandas apontando os benefícios de cada um e acabamos sem saber bem qual deles escolher. Os dois têm composições diferentes e passam, também, por processos diferentes. Isso resulta em PHs diferentes, que podem ou não causar alergias. Então, como escolher? Sabonete em barra ou líquido?
595770 Sabonete em barra ou líquido como escolher.1 Sabonete em barra ou líquido: como escolherCom tantas opções e propagandas, as pessoas ficam em dúvida sobre qual sabonete devem usar (Foto: Divulgação)

O que é o p.h.

O ph é a sigla que representa o “potencial hidrogeniônico”, de forma simples, ele é usado para definir qual é o nível de acidez de todas as coisas. A nossa pele também tem um ph, que varia entre 4,5 e 6,5. Mas, o que isso quer dizer? Os valores de ph variam de 0 a 14. De 0 até 6,9 o ph é considerado mais ácido. Quando o valor é 7, então o ph é chamado neutro. Acima de 7, até o valor 14, então chamamos o ph de alcalino. Então, veja, a pele do nosso corpo é considerada mais para ácida do que para alcalina. Quanto mais próxima da genitália, mais ácida a pele fica. Isso acontece para que os nossos órgãos genitais fiquem mais protegidos, pois a acidez combate as bactérias. Os sabonetes e outros produtos também têm um ph. Se, por exemplo, usarmos umsabonete muito alcalino para lavar as partes íntimas, ele irá “anular” a acidez desta região do nosso corpo. Consequentemente, poderemos sofrer alergias e ataques de bactérias. Isso pode acontecer, também, com o resto de nosso corpo. O ideal é que usemos sabonetes que tenham o ph próximo ao ph da nossa pele.
595770 Sabonete em barra ou líquido como escolher.2 Sabonete em barra ou líquido: como escolherÉ indicado usar sabonetes que tenham o ph próximo ao da pele (Foto: Divulgação)

Sabonetes em barra ou líquidos?

Os sabonetes em barra, devido à sua formulação, acabam com um ph mais alcalino do que a nossa pele. Já o sabonete líquido tem um valor mais próximo do ph ideal, porém, eles também recebem substâncias que podem causar bastante irritação. Os dois tipos de produtos, portanto, oferecem desvantagens. A única vantagem, em relação ao sabonete líquido, é que ele é mais higiênico. Como derramamos na bucha ou nas mãos apenas a quantidade líquida que iremos usar, o sabonete continua isolado, dentro da embalagem. Outra pessoa poderá usá-lo, normalmente, sem entrar em contato com bactérias de quem o usou antes. Já o sabonete em barra não permite isso. O ideal é usá-lo sozinho, ou seja, cada um ter o seu.
595770 Sabonete em barra ou líquido como escolher.3 Sabonete em barra ou líquido: como escolherMuitos sabonetes artesanais têm grande porcentagem de componentes naturais, agredindo menos a pele (Foto: Divulgação)
É importante observar que estas características se aplicam aos sabonetes industriais. Existe o outro lado da moeda. Uma alternativa de uso é o sabonete artesanal. Sua composição também possui substâncias naturais, que são menos agressoras à pele. Entretanto, nem sempre é possível comprá-lo. Em qualquer dos casos, o ideal é sempre ter conhecimento da procedência do que usamos. É importante dar preferência a produtos fabricados por marcas sérias, que especificam o que produzem. No caso dos artesanais, deve-se conhecer um pouco sobre a sua origem. Em suma, é preciso, também, testar os sabonetes e verificar com qual deles a sua pele fica macia e sem irritações.
Saiba um pouco sobre um componente ruim: Substância usada em sabonetes oferece riscos à saúde

Nenhum comentário: