terça-feira, 19 de março de 2013

Saiba o que aumenta o risco de pedra no rim


As pedras nos rins são também chamadas de cálculos renais. Tratam-se de massas parecidas com pedras que podem ser formadas no sistema urinário, causando dor intensa e sangramento na urina. Existem vários fatores que favorecem para o surgimento do problema. Saiba mais sobre o assunto e veja o que aumenta o risco de pedra no rim.
596287 A dor nas costas pode indicar pedra nos rins. Foto divulgação Saiba o que aumenta o risco de pedra no rim A dor nas costas pode indicar pedra nos rins. (Foto: divulgação)

Causas do surgimento de pedra no rim

As pedras nos rins são formadas quando na urina contém substâncias em excesso. Essas substâncias se unem criando pequenos cristais que se transformam nas pedras. O maior fator de risco para o surgimento dos cálculos é a desidratação.
A presença das pedras pode não ter sintomas até que elas comecem a se mover através dos ureteres, tubos pelos quais passa urina que é levada para a bexiga. Quando isso ocorre, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso provoca inchaço no rim e gera dor.
Os cálculos renais são comuns e uma pessoa que já teve, provavelmente terá no futuro novamente. Alguns tipos são hereditários e outros devido a doenças intestinais e defeitos no túbulo renal.
596287 A falta de hidratação é uma das principais causas do surgimento das pedras no rim. Foto divulgação Saiba o que aumenta o risco de pedra no rim A falta de hidratação é uma das principais causas do surgimento das pedras no rim. (Foto: divulgação)

Sintomas da pedra nos rins

  • Dor na barriga ou na lateral das costas;
  • Dor pode migrar até a virilha ou testículos;
  • Urina de cor anormal;
  • Calafrios;
  • Sangue na urina;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Náuseas.

Tratamento das pedras nos rins

  
O objetivo do tratamento é diminuir os sintomas e evitar o aparecimento de outros. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de cálculo e gravidade dos sintomas. Os sintomas graves muitas vezes necessitam de hospitalização.
Quando a pedra é expelida, a urina deve ser filtrada e a pedra guardada para ser examinada. O ideal é tomar de 6 a 8 copos de agua por dia para produzir urina. Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor, sendo então necessário consultar o médico.
596287 A alimentação saudável é essencial para ajudar na prevenção das pedras nos rins. Foto divulgação Saiba o que aumenta o risco de pedra no rim alimentação saudável é essencial para ajudar na prevenção das pedras nos rins. (Foto: divulgação)
As pedras nos rins podem ser formadas por vários fatores. É preciso ter cuidados com hidratação diária para evitar que as pedras sejam formadas. Além disso, alimentação pode influenciar no aparecimento dos cálculos, portanto adote uma dieta saudável.

Nenhum comentário: