Rio -  O setor de aviação acaba de ganhar um aliado de peso na formação de mão de obra no Estado do Rio. O Senai abre, ainda nesse mês, na unidade de Petrópolis, a primeira turma em território fluminense do curso de qualificação para Mecânico de Manutenção de Motores Aeronáuticos. As inscrições para preenchimento das primeiras 20 vagas já estão abertas e aulas começam no dia 25.
Segundo o gerente executivo do Sesi e Senai Petrópolis, Sandro Lourenço, o curso foi lançado para atender à demanda de empresas do setor por mão de obra qualificada. "O segmento de aviação encontra-se em expansão em todo o Estado do Rio e é fato que existe uma lacuna de formação de mão de obra que precisa ser preenchida. Existem empresas especializadas neste segmento, inclusive na nossa região, que buscam estes profissionais”.
Embora a previsão inicial seja de abertura de 20 vagas, existe a possibilidade da formação de novas turmas. "Vamos avaliar a demanda", avisa Sandro Lourenço. Para se inscrever no curso é preciso ter mais de 18 anos. "No entanto, as oportunidades não estão restritas aos mais jovens. As empresas também buscam profissionais qualificados com alguma vivência profissional que possa somar aos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas ao longo do curso", destaca o gerente.
Presidente da GE Celma, Júlio Talon acredita que a oferta do curso venha ao encontro da demanda do mercado de aviação brasileiro. “Minha expectativa é que o Senai, através deste curso, possa mais do que transmitir conhecimento, mas moldar comportamento e atitudes fundamentais para profissionais que terão sob sua responsabilidade não o reparo de máquinas, mas sim milhares de vidas transportadas por estas máquinas”. Segundo ele, só o setor de mecânica da GE Celma emprega atualmente cerca de 500 pessoas, entre mecânicos e inspetores.
As aulas, tanto teóricas quanto práticas, serão ministradas na própria unidade do Senai em Petrópolis (Rua Bingen, 130, Bingen). "Neste curso, além dos conhecimentos básicos de mecânica geral, os alunos irão adquirir as competências para executar reparos e revisão de motores a reação", avisa Sandro Lourenço.
Os interessados devem comparecer na unidade do Senai, em Petrópolis (Rua Bingen, 130, Bingen), com documentos de identificação (carteira de identidade e CPF) e atestado de escolaridade. É possível obter mais informações também pela Central de Atendimento 0800-0231-231.