Rio -  O Senai Rio e a RioFilme estão com inscrições abertas para 550 vagas gratuitas no segmento audiovisual. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação RioFilme/Senai 2013. Nesta edição, a novidade é a oferta de 110 vagas para comunidades pacificadas. A aula inaugural será no dia 26 de março no Morro da Babilônia/Chapéu Mangueira, com duas turmas de Fotografia Digital e Tratamento de Imagem. No mesmo dia serão iniciados outros três cursos na unidade Laranjeiras.
O segmento audiovisual vem crescendo bastante no Rio de Janeiro | Foto: Antônio Batalha / Divulgação
O segmento audiovisual vem crescendo bastante no Rio de Janeiro | Foto: Antônio Batalha / Divulgação
As 440 vagas são para os cursos de operador de câmera, operador de videografismo, finalizador de vídeo, desenho de Story Board, técnicas de desenho, animação 2D, modelagem 3D, técnicas de Stop Motion, técnicas de iluminação, eletricista da indústria audiovisual, gravação de áudio em estúdio, operador de edição de áudio e operador de gravação de externas.
Os pré-requisitos para alunos das UPPs para as 40 vagas no curso Técnicas de Desenho são Ensino Fundamental completo e possuir noções de desenho. Já nas 40 vagas de Fotografia digital e tratamento de imagem é preciso ter, no mínimo, 16 anos, Ensino Fundamental completo e conhecimento básico de informática. E, para 30 vagas no curso de Eletricista da indústria audiovisual a idade é a partir dos 18 anos e Ensino Fundamental completo.
Os documentos necessários para alunos de comunidades pacificadas, que são isentos de taxa de inscrição, são cópia do RG, do CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, com validade de até 30 dias e três fotos 3x4.
O programa visa atender à demanda de profissionais gerada pela Lei 12.485/2011, que estabelece cotas para produções independentes nacionais na TV por assinatura. Estima-se que serão necessárias ao menos duas mil horas de conteúdo brasileiro por ano para atender às cotas até o ano de 2016.
As inscrições vão até o dia 22 de março, das 8 às 22 horas, na unidade do Senai Laranjeiras (Rua Esteves Junior, 47, Laranjeiras). Para se inscrever, os interessados devem levar cópia RG, do CPF, comprovante de escolaridade e residência e uma foto 3x4.

Para os profissionais dos segmentos também é necessário a apresentação do currículo profissional e carta de referência. A taxa de inscrição pode ser de R$ 85 ou R$ 150, de acordo com a carga horária.