Rio -  Dividir os méritos ao ser elogiado é uma atitude de quem sabe trabalhar emequipe. Isso resulta em ótimo clima e produz cooperação entre as pessoas. Por outro lado, receber uma bronca pode nos tirar o equilíbrio e, nesta hora, é prudente adiar a conversa com o chefe. De qualquer forma, para crescer na carreira, o que importa é ter uma postura sempre aberta para ouvir críticas construtivas. Confira as dicas abaixo!
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Como devo agir quando recebo um elogio ou uma bronca do meu chefe?
>Eduardo, Laranjeiras
Olá, Eduardo! Como os resultados sempre dependem do trabalho em equipe, o colaborador precisa agradecer ao chefe pelo elogio, dividindo os méritos com as pessoas que o ajudaram. Por exemplo, responder o e-mail com o elogio, citando e copiando as pessoas envolvidas.
Receber uma bronca ou feedback negativo é mais difícil e temos duas possibilidades: reconhecer ou não que o gestor tem razão. Se o chefe tem razão, é preciso agradecer, dizer que vai melhorar e voltar a conversar com ele para saber se o problema foi sanado. Esse é um bom momento para expor o que está atrapalhando seus resultados.
No entanto, se você discorda do chefe, mas não tem fatos e dados para contra-argumentar a crítica feita a você, o seu desafio é não responder imediatamente. Sugiro que procure, antes, entender o fato que gerou a bronca. A dica aqui é: se perceber que ficou abalado emocionalmente com a crítica, não dê nenhuma justificativa imediata.
Você sairá ganhando se agradecer a orientação, disser que vai analisar e agendar outra conversa com o chefe. Neste tempo, você deve refletir e pedir a opinião de pessoas nas quais confia. Se o gestor estiver enganado, você terá tempo para reunir dados e responder à crítica.
Porém, se ele estiver certo, diga isso a ele, peça ajuda e pergunte o que pode fazer para melhorar. Poucos conseguem ter esse equilíbrio no momento em que levam uma bronca. Mas essa atitude demonstra maturidade profissional, evita conflitos desnecessários e melhora sua imagem perante o chefe, até mesmo se ele acreditar que você cometeu um erro. Boa sorte e até a próxima semana!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ