Rio -  Quer encontrar um emprego? A busca de vagas pela internet ajuda e tem, pelo menos, duas vantagens: é ágil e econômica. Esses benefícios também foram descobertos por quem oferece o emprego. As redes sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter), além de empresas contratantes e firmas especializadas em recrutamento e seleção publicam vagas constantemente na web e não cobram taxas. Confira as dicas abaixo!
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou insatisfeita com o meu atual emprego. A internet pode me ajudar a conseguir outro?
>Márcia, Bangu
Olá, Márcia! A internet é uma boa fonte de conseguir empregos. Nela pode-se encontrarvagas, aprender a fazer o currículo e até entender como se comportar na entrevista de seleção. No entanto, é essencial dedicar-se diariamente para divulgar o currículo até obter sucesso.
Quem quer um emprego pode buscar nesses sites: principais redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook, etc), firmas especializadas em recrutamento e seleção de seu interesse.
Algumas redes sociais oferecem ainda vagas com excelente sistema de busca. Se o seu atual empregador puder saber que você está à procura de emprego, você pode divulgar na sua rede social.  Informe que está em busca de oportunidades, apresentando seu currículo resumido. Porém, se seu perfil pessoal for muito informal, é aconselhável criaroutro para uso profissional.
Nos sites das empresas especializadas em seleção ou empresas específicas de seu interesse, as principais formas de participar dos processos seletivos são: preencher formulário disponibilizado no site ou enviar currículo por e-mail. Nos dois casos você precisará informar dados pessoais e experiência profissional. Antes de fornecer suas informações, faça pesquisa para certificar-se de que os sites são idôneos e, depois, lembre-se de renovar seu cadastro a cada seis meses.
Para valorizar seu currículo, descreva de forma resumida cada experiência profissional e mencione os resultados alcançados, dizendo como chegou lá. Por exemplo: “Empresa X: elevei em 34% o volume de vendas ao mudar os canais comerciais”. Boa sorte e até a próxima semana.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ