Rio -  Comprar um imóvel em local próximo a comunidades que serão pacificadas pode ser um bom investimento, já que esses locais estão cada vez mais valorizados após a implantação das UPPs. Antes de fechar o negócio, porém, é importante prestar atenção a alguns fatores, como vizinhança, transporte público e saneamento básico. Saiba abaixo mais informações sobre o mercado imobiliário nessas áreas.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou pensando em comprar um apartamento perto de uma favela na Zona Norte. Dizem que ela vai ser pacificada ainda este ano. É bom negócio eu comprar agora? O apartamento pode valorizar muito quando chegar a UPP?
Luiz , Engenho da Rainha

Desde 2008, quando esse processo começou, a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) motivou grande revitalização imobiliária. Cada vez mais os imóveis dessas áreas recuperam e aumentam seus valores de aluguel e venda. A valorização vem do resultado da redução da violência, assim como de sua localização privilegiada geograficamente, já que esses imóveis costumam estar localizados em bairros próximos a escolas, lazer, comércio e transporte público.
O que ocorreu em muitas áreas foi que a valorização aconteceu de maneira desregulada. Imóveis estão se valorizando de 30% a 50% e chegando até mesmo a duplicar seus valores de mercado. Nos bairros próximos, a valorização é em torno de 30%. Estes percentuais e a valorização desproporcional, porém, tendem a se equilibrar e manter estáveis depois de um tempo.
Se existe a programação real e definida da instalação da UPP e se você tiver capital suficiente para pagar totalmente ou financiar o imóvel ideal, sugiro que você providencie logo a sua compra.
Por isto, se programe para fazer um bom negócio. Pesquise, observe atentamente a documentação e a legalização do imóvel e certifique-se de que esteja livre de inventários ou execuções. Também observe cada detalhe do imóvel, não só a estrutura física, mas vizinhança, transporte e o saneamento. Por fim, consulte um advogado para ver se toda a documentação está correta, para evitar que se torne um grande problema no futuro.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos.