Rio -  Ao longo dos últimos anos, foi observado um aumento no preço dos imóveis no Brasil. Diversos fatores contribuíram para tal valorização: destaco especialmente a redução da taxa de juros e o aumento das linhas de crédito destinadas ao segmento imobiliário. Com tantos estímulos, os imóveis ganharam valor, contudo. Para quem quer adquirir um imóvel, o momento é de cautela. Avalie como fazer um bom negócio.
Por Alexandre Canalini
PERGUNTA E RESPOSTA
“Eu e minha esposa moramos em um imóvel alugado e estamos poupando dinheiro paraadquirir nosso primeiro apartamento. O problema é que os preços não param de subir. Estamos sem saber se fazemos uma oferta ou aguardamos os preços caírem. O que você recomenda?”
Paulo, Vila Isabel

Olá, Paulo. A valorização dos imóveis já era esperada depois da queda da taxa de juros. Com juros menores, é natural que os ativos reais ganhem valor. A oferta de crédito impulsionou ainda mais esse mercado. Em alguns casos, quando comparamos o valor do metro quadrado vendido aqui com o valor praticado em outros países, observamos que há distorções no preço dos imóveis no Brasil.
Como qualquer bem que tem o preço distorcido por condições de mercado, não é possível imaginar que essa situação dure muito tempo por aqui. Na economia, o preço dos ativos voltam ao valor justo ao longo do tempo. Distorções são temporárias.
É difícil prever, portanto, quanto tempo o mercado ficará fora dos valores considerados justos. Contudo, creio que a melhor forma de adquirir um imóvel ainda é fazer uma oferta pelo preço que você considera razoável comprar.
Ainda que o preço seja muito abaixo do que o vendedor pede, faça sua oferta e deixe bem claro que há um prazo de validade curto para sua proposta. Isso evita que o vendedor use sua proposta para fechar um outro negócio com mais calma.
A racionalidade sempre volta e o preço de qualquer ativo é ajustado. O estoque de imóveis à venda a cada dia sobe com a elevação do preço pedido pelos proprietários. Quando a oferta sobe, o preço precisa se ajustar para sair negócio. Assim, procure com calma e faça um bom negócio.
Alexandre Canalini é professor de Finanças da FGV. Amanhã, Sucesso nos Negócios