Rio -  Cada vez mais a carreira pública se mostra como uma alternativa aos jovens recém-formados que têm dificuldades em conseguir o primeiro emprego e para jovens formados no Ensino Médio, que querem começar a trabalhar logo. Há, ainda, aqueles que procuram os concursos públicos como forma de conseguir estabilidade e bons salários, o que levaria mais tempo nas empresas privadas. Saiba mais sobre o assunto abaixo.
Por Claudia Jones
PERGUNTA E RESPOSTA
Acabei de me formar em Administração e, desde a época do estágio, venho tendo dificuldades em relação ao mercado de trabalho. Acredito que não vou conseguir emprego tão cedo. Você me orienta a fazer concurso público?
Amanda, Caxias
Amanda, temos percebido que cada vez mais jovens recém-formados buscam oportunidade de ingressar na carreira pública, principalmente por causa do dilema de como obter o primeiro emprego. Normalmente, os jovens não estão preocupados com a estabilidade, mas a chance de ter uma carreira, de fato, enche os olhos. Isso sem falar nos salários. E, no seu caso, nem é preciso abrir mão da profissão, pois há muitos concursos que oferecem vagas para administradores, assim como para advogados, engenheiros, médicos e muitos outros.
Embora até se possa pensar que o recém-formado pode não crescer na carreira que abraçou na faculdade estando no serviço público, o fato é que para quem não tem experiência e precisa garantir o ingresso no mercado de trabalho, o concurso público é uma chance dos sonhos. Outro ponto positivo é que para fazer concurso não é necessário ter experiência profissional.
O ingresso é extremamente democrático: você estuda, faz prova, é classificado, toma posse e assume o cargo. Afinal, como você, que é uma jovem recém-formada, vai mostrar desempenho sem estar no mercado, sem ter experiência, já que os profissionais precisam de tempo para aprender o ofício? Essa é uma dificuldade que na administração pública não é encontrada.
Além disso, para fazer concurso não é preciso, necessariamente, ter Nível Superior. Muita gente com Nível Médio está dando um show como servidor e faturando o suficiente para ser feliz. Bons estudos!
Claudia Jones é especialista da Academia do Concurso