Rio -  Antes de abrir um negócio, é preciso pensar em todas as exigências que aquele tipo de empreendimento demanda. No caso de pet shop, a legislação é complexa e há uma série de requisitos a serem cumpridos para que se consiga o alvará de funcionamento. Se, apesar disso, ainda houver interesse no negócio, dê atenção especial à contratação e certifique-se de que os funcionários sejam aptos a trabalharcom animais.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Adoro animais e gostaria de investir em um pet shop. Existe alguma licença específica? Quais cuidados devo tomar ao contratar os funcionários?
Paulo, e-mail
Caro Paulo, o caso da pet shop é peculiar. Trata-se de um estabelecimento onde podem ser exercidas várias atividades, como venda de animais, rações e materiais específicos para cuidar dos animais, além de banho e tosa e serviços de medicina veterinária. Para cada atividade há uma licença específica.
A legislação para abertura de pet shop é tão ou mais complexa do que a que rege uma farmácia. Do ponto de vista de direitos dos animais, isso faz sentido, já que eles precisam e devem ser cercados de cuidados. Mas o que vale a pena pensar é até que ponto essas exigências viabilizam um negócio num mercado como o nosso.
Reflexões à parte, vamos aos procedimentos. Primeiro, procure a prefeitura para levantar a documentação para obter o alvará de funcionamento. Além disso, todo estabelecimento que fabrica, manipula, fraciona, comercializa, armazena, importa ou exporta produtos veterinários deve estar registrado no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Outro ponto a considerar é que para vender xampus, medicamentos e rações você deve ter um responsável técnico, com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Funcionários devem ser pacientes, cuidadosos e gostar de animais. Defina quantidade e qualificação da equipe e as formas de contratação. Você deve ter um veterinário — responsável técnico pela pet shop —, um atendente, tosadores e banhistas, e, se for preciso, um auxiliar veterinário. Se quiser oferecer recolhimento e entrega de animais, é necessário ter profissional que dirija.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras