Rio -  Um bom fornecedor é fundamental para o sucesso do negócio. Na hora de escolher a empresa que irá prestar serviço para o seu empreendimento, é preciso avaliar questões como a qualidade do produto e a entrega no prazo. Por isso, o ideal é fazer uma ampla pesquisa e comparar os fornecedores para contratar aquele que irá atender melhor às expectativas da sua empresa. Confira abaixo algumas dicas sobre o assunto.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho tido problemas com meus fornecedores. Estou há um bom tempo trabalhandocom eles, mas as entregas têm atrasado e os meus clientes estão reclamando. Corro algum risco ao trocá-los? Como devo proceder?
Eliane, Inhaúma

O desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa. Por isso, é importante que seja encarado como uma espécie de sócio do empreendimento. O relacionamento entre empreendedor e fornecedor tem que ser vantajoso para ambos.
Ao substituir um fornecedor, o risco que você corre é de ter eventualmente uma perda na qualidade do produto ou serviço adquirido. De qualquer forma, a entrega no prazo também faz parte de um atendimento de qualidade e, pelo que você relata, isso não está sendo cumprido.
Para evitar qualquer problema e surpresas indesejadas, é importante que você faça ampla pesquisa para encontrar novos fornecedores. Você deve fazer comparações e análises detalhadas, a fim de identificar empresas que mantenham a qualidade e a entrega no prazo. A pesquisa de fornecedores pode ser feita por meio de catálogos, normalmente distribuídos pelas próprias empresas, sites na internet, ou consulta nos sindicatos e entidades empresariais do setor.
Também é possível obter indicações com empresários que já atuam no seu ramo e em feiras e exposições. Além disso, o Sebrae coloca à disposição a “Bolsa de Negócios”, ferramenta gratuita, que aproxima compradores e vendedores. Para se cadastrar, acesse: www.bolsa.sebrae.com.br.
Lembre-se: é sempre bom ter mais de um fornecedor, para que você possa avaliar preços, condições de pagamento e prazo de entrega ou até para que possa fazer uma substituição em caso de emergência.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras