São Paulo -  Disposto a aumentar as vendas em 2013 — ano passado, o crescimento foi de 31%, com pouco mais de 7,2 mil emplacamentos —, o grupo Chrysler passa a trazer mais um modelo da marca Dodge para o Brasil. É o Durango, que chega nas versões Crew e Citadel — a R$ 179,9 mil e R$ 199,9 mil, respectivamente.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com capacidade para até sete pessoas, o Durango é uma espécie de Journey com dimensões mais avantajadas. E, assim como o ‘irmão’, tem acabamento esmerado e o habitáculo oferece conforto. Mesmo na última fileira de bancos, adultos com até 1,75 metros podem encarar viagens mais longas sem aperto.
A ergonomia, por sua vez, é garantida por volante multifuncional, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e banco com 28 regulagens — os dois últimos itens podem ficar memorizados. Assim, controles ao alcance das mãos facilitam a vida do condutor.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ao dirigir, o Durango surpreende. O conhecido motor Pentastar V6 3.6 l de 286 cv de potência dá conta do recado e consegue empurrar as mais de duas toneladas — transmissão é automática sequencial de cinco marchas. Sempre que solicitado, o conjunto motor/câmbio entrega força na medida.
Rodar por pisos irregulares, contudo, é um problema. Não pela suspensão, com calibração correta e boa aderência nas curvas. Mas pelas rodas aro 20 da versão Citadel — absorvem todas as imperfeições. Melhor ficar com a Crew, com rodas aro 18.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Agora com motor turbodiesel
O grupo Chrysler também passa a importar o Jeep Grand Cherokee com motor diesel. Este é fabricado pela VM Motori, da Fiat, atual proprietária da marca americana. Disponível apenas na versão Limited — R$ 219,9 mil —, o modelo tem como rivais Land Rover Discovery 4SE e Mitsubishi Pajero Full, ambos a diesel.
Para fazer frente aos concorrentes, o motor turbodiesel V6 3.0 l com 241 cv de potência — tem média de consumo de 12 km/l — e uma extensa lista de itens de série, como ar digital, câmera de ré, faróis de xênon e controle eletrônico de estabilidade, entre outros.
O repórter viajou a convite da Chrysler