Rio -  Domingo, três horas antes de Pedro Bial declamar seu discurso e eliminar Fani com 62% dos votos contra Nasser, um perfil intitulado ‘BBB Fraude’, criado no Twitter por um suposto ex-funcionário demitido da TV Globo, já anunciava o perdedor daquela noite. Além de acertar o percentual dos votos, o ex-funcionário teria ‘previsto’ a formação do paredão entre o casal André e Fernanda. O espertalhão rapidamente angariou 70 mil seguidores com uma suposta teoria de fraude sobre o programa, logo desmascarada.
Teoria da conspiração ganha força nas redes sociais | Foto: Divulgação
Teoria da conspiração ganha força nas redes sociais | Foto: Divulgação
“Não é possível alterar data e hora de uma publicação no Twitter. O usuário não fez isso. Alguns seguidores desse perfil printaram a tela ou retuitaram todas as mensagens e comprovaram em diversos blogs e sites na internet que, na verdade, o usuário desse perfil fez várias publicações com possibilidades de resultados com cada um dos participantes do ‘BBB’ e, depois do resultado na TV, excluiu todos os outros que estavam em desacordo com o que vimos no programa de domingo”, avalia João Vitor Rodrigues, especialista em Mídias Sociais e professor de pós-graduação em Marketing Digital.
Para Rodrigues, que estuda as Mídias Sociais há cinco anos, há uma explicação para o perfil ‘Farsa BBB’ ter conquistado tantos seguidores em algumas horas e espalhado a suposta fraude na votação do paredão como se fosse verdade. “Esses boatos se espalham como verdade porque na internet as coisas acontecem de forma muito rápida, é algo impressionante. Ninguém quer apurar o fato, estão todos interessados em repassar. No Twitter, as pessoas ganham notoriedade com conteúdo relevante e inédito. Informações como essas podem elevar você à categoria de especialista, de uma celebridade instantânea do mundo virtual. Por isso, quem passa primeiro a informação tem mais valor, independentemente de ser verdade”, diz.
Após eliminação, Fani diz que não quer mais ficar com Miguel | Foto: Reprodução Internet
Fani foi a última eliminada do BBB 13 | Foto: Reprodução Internet
A Central Globo de Comunicação se pronunciou sobre as supostas irregularidades no ‘Big Brother Brasil’, denunciadas pelo perfil ‘BBB Fraude’, no Twitter. “Não há o que comentar. Há várias edições convivemos com especulações como essa, sabendo o público que o sucesso do programa está diretamente relacionado a sua participação e a sua vontade. A própria rede, onde esse boato começou, se encarregou de desqualificá-lo, apontando postagens apagadas”.
Verdade ou não, desde que o ‘Big Brother’ foi criado, as teorias sobre conspirações e manipulações colocaram mais lenha na audiência do programa. E por isso fomos atrás de antigos participantes para saber se algumas delas têm fundamento.
Alberto Cowboy, grande vilão do ‘BBB7’, que teve como vencedor Diego Alemão, acredita que a votação seja manipulada. “Acho que, acima de tudo, é um programa de TV. Fazem o possível e o impossível para que a audiência seja boa. Por isso, não duvido que haja manipulação na quantidade e no percentual para atender aos interesses do programa. Não tenho provas, mas minha eliminação foi bem suspeita”, diz Cowboy, eliminado com 85% dos votos do 11º paredão da edição. Ele nega, no entanto, que os participantes sejam orientados pela direção. “Às vezes me perguntam: ‘Aquilo que acontece lá dentro é armação, né?’. Não combinaram nada comigo. Fiz o que eu quis”, esclarece Cowboy.
O casal André e Fernanda se enfrenta no paredão | Foto: Reprodução TV Globo
Casal André e Fernanda se enfrenta no novo paredão | Foto: Reprodução TV Globo
Ariadna Arantes também não acreditou nas declarações do suposto ex-funcionário da TV Globo. “É claro que a edição pode ajudar ou atrapalhar um participante, mas acho que a Globo não seria burra de brincar com o voto das pessoas”, afirma.
Coração solitário
Fani, eliminada da casa no domingo com 62% dos votos, não quer nem saber de toda essa polêmica. A loura de Nova Iguaçu, que perdeu a preferência do público na reta final da atração, demonstra que ainda pensa no argentino Miguel, com quem se divertiu sob o edredom. “Ele sendo ator é difícil de a gente ter algo aqui fora. Eu fiquei com ele, mas ele não ficou comigo. Não sei explicar, eu gostei dele lá”, disse Fani, decepcionada.
Ela jura que vive um outro momento. Na primeira vez em que participou do ‘BBB’, aos 24 anos, era bem mais saidinha. Chegou a declarar, inclusive, que era bissexual. Nesta edição, resistiu às investidas da sister Natália. “Estou muito bem resolvida sexualmente. Mulher enche o saco, mulher é chata. Se eu tivesse vontade de ficar com ela, eu teria ficado. Mas eu gosto de homem, nunca tive dúvidas disso”, disse.
Aos 30 anos, Fani quer formar uma família e cursar faculdade de medicina. “O próximo passo é me matricular em um curso pré-vestibular, estudar bastante e passar para uma faculdade. Eu já escrevi um livro, já plantei uma árvore, agora eu quero ter filho. Eu quero casar e ter três filhos, só falta achar um marido”, planeja.