Rio -  Um tiroteio assustou moradores do Complexo do Alemão, na noite desta segunda-feira, no Morro do Alemão, próximo a Pedra do Sapo, na divisa com o Morro da Baiana. Segundo moradores, PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) subiram a Estradado Itararé por volta das 22h, quando começou o tiroteio. O policiamento foi reforçado durante a madrugada, mas não foram registrados novos incidentes.
De acordo com um policial da base da UPP instalada na Rua Itacora, bandidos armados saíram da Pedra do Sapo para disparar de vários pontos do Morro do Alemão em direção ao contêiner, na Rua Itacora. Até a madrugada desta terça-feira, os PMs não sabiam se a estrutura tinha sido atingida pelos tiros, devido a pouca luminosidade. Eles, no entanto, tiveram que se abrigar atrás de uma geladeira, dentro do contêiner, para se proteger. Ninguém ficou ferido. Também não houve prisões ou apreensões.
Bandidos atacam UPP no Alemão e policiamento é reforçado | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Bandidos atacam UPP no Alemão e policiamento é reforçado | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
De acordo com a assessoria da UPP, após ouvir disparos na localidade, a unidade solicitou reforço vindo das comunidades Fazendinha, Adeus, Nova Brasília e do 16º BPM (Olaria). O batalhão fica há cerca de 600 metros do local. Na chegada do reforço, uma das guarnições ficou de frente com um grupo de criminosos armados de fuzis e houve troca de tiros.
"Tiro aqui sempre tem, quase todo dia. Mas hoje foi fora do comum. Eu tive que jogar a minha filha embaixo da cama, foi assustador", descreveu um morador, que preferiu não se identificar. Uma moradora do fim da Rua João Rego, que faz esquina com a Rua Itacora, teve o muro de casa e a geladeira atingida pelos disparos. Um projétil foi achado no quarto em que a neta dela dorme. Outro imóveis também foram atingidos.
 O transporte no Teleférico do Alemão foi interrompido por conta dos tiros. Um dos disparos teria atingido um mecanismo do transporte, mas a informação não tinha sido confirmada até o início da manhã. Além disso, um transformador foi atingido pelas balas e parte dos moradores da Pedra do Sapo ficou sem fornecimento de energia elétrica.
O Batalhão de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram na localidade Nova Brasília para dar apoio aos PMs. Por volta das 23h já não havia mais confronto. O policiamento estava reforçado, principalmente na Estrada do Itararé.
Ataques seriam represálias a prisões
Ainda segundo um policial da UPP, os ataques aos militares que trabalham em bases do Complexo do Alemão se intensificaram neste mês de março. O motivo é a prisão de pelo menos nove bandidos remanescentes da quadrilha que ainda controlam pontos de vendas de drogas nas 12 comunidades. Também foram apreendidas armas - inclusive uma escopeta - e drogas.
Antes do ataque da noite desta segunda-feira, dois suspeitos foram presos com uma carga de drogas (153 sacolés de cocaína, 15 trouxinhas de maconha e oito pedras de crack).
Em represália, os bandidos também estariam atacando veículos particulares e estacionados de PMs lotados em UPPs. Segundo denúncia, nesta segunda-feira um policial teve o veículo depredado no Morro do Alemão. No fim de semana, o carro de um militar pegou fogo, provocado pela explosão de uma granada, ainda segundo o denunciante.
As ameaças as UPPs também estariam pichadas em muros da chamada Avenida Central, que dá acesso ao teleférico do Complexo do Alemão. Segundo o PM que pediu para não ser identificado, elas são inclusive direcionados a alguns deles, que tem seus nomes escritos nas ameaças descritas.
UPP São João recupera carro de PM roubado no Engenho Novo
Um policial lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia) foi assaltado também no fim da noite desta segunda-feira, na Rua Condessa Belmonte, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. Ele foi rendido por quatro homens armados e teve seu Toyota Fielder prata e sua arma levados pelos bandidos. Na Avenida Marechal Rondon, a vítima acionou colegas da UPP do Morro São João, baseados no local. Houve perseguição e troca de tiros. Os bandidos abandonaram o carro na subida da comunidade e fugiram. Foram apreendidas duas pistolas calibres 22 e 380, uma réplica, uma garrucha, 14 telefones celulares e 431 papelotes de cocaína. "Tive sorte de não ser morto", afirmou o PM.
UPP prende cinco suspeito e apreende 3 fuzis na Rocinha
Na Favela da Rocinha, cinco homens foram detidos por PMs da UPP da comunidade, na noite desta segunda-feira. Eles conseguiram apreender três fuzis, uma granada, uma pistola e duas mochilas com drogas. O registro do caso foi feito na 14ª DP (Leblon), central de flagrantes da região.