Itália -  O último cardeal que participará do conclave para eleger o sucessor de Bento 16 chegou em Roma nesta quinta-feira. O vietnamita Jean-Baptiste Pham Minh Man compareceu, na tarde desta quinta-feira, à quarta reunião pré-conclave no Vaticano depois que seu avião aterrissou na Itália nesta manhã.
O cardeal chinês John Tong Hon (à esquerda) deixa a congregação de cardeais na Sala do Sínodo | Foto: EFE
O cardeal chinês John Tong Hon (à esquerda) deixa a congregação de cardeais na Sala do Sínodo |Foto: EFE
Ele era o único que faltava dos 115 cardeais que votam e são votados em Roma, e sua presença agora significa que os chamados "Príncipes da Igreja" podem marcar a data para o conclave. Não está claro, entretanto, se eles decidirão o dia do início dostrabalhos na quinta ou se ainda tomarão mais tempo discutindo sobre os problemas da Igreja e qual o perfil necessário para o papado.
Pham Minh Man não falou a jornalistas em sua chegada ao Vaticano. Ontem, autoridades da Igreja ordenaram os cardeais reunidos para a eleição do próximo papa para não falarem mais com a mídia .
Cardeais americanos que tinham agendada uma terceira coletiva em três dias cancelaram o encontro menos de uma hora antes do previsto no Colégio Norte-Americano, em Roma, onde estão hospedados. Uma porta-voz dos cardeais disse que a "preocupação" foi expressa na reunião a portas fechadas de quarta "sobre vazamentos de procedimentos sigilosos reportados em jornais italianos".
Em seus briefings, os cardeais americanos não revelaram detalhes, mas falaram em geral sobre o processo, bem como suas esperanças e preocupações sobre o estado da Igreja Católica em um momento crucial de sua história.
Questionado sobre o cancelamento do briefing dos EUA, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as reuniões pré-conclave, conhecidas como congregações gerais, tinham que ocorrer em um "clima de confidencialidade". Cardeais de outros países também vinham falando com a mídia informalmente nas ruas perto do Vaticano, mas os americanos eram o único grupo que dava coletivas formais diárias.
Conclave
Sob a lei da Igreja, os cardeais têm até 20 de março para iniciar um conclave para escolher um novo papa para liderar a Igreja.
Enquanto muitos observadores esperavam que o conclave começasse no próximo domingo ou segunda, aumentam as indicações de que os cardeais querem mais tempo para refletir sobre quem dentre eles poderia ser melhor para liderar uma Igreja assolada por crises.
Vários dos prelados que deixaram as reuniões nos dias anteriores disseram que os procedimentos preliminares estavam ainda nas fases iniciais e mais tempo seria necessário antes que pudessem decidir sobre quando começar o conclave na Capela Sistina, fechada para visitantes desde terça-feira.

As informações são do iG