terça-feira, 19 de março de 2013

Tratamento para reumatismo


Muito se ouve falar sobre o reumatismo, porém poucas pessoas conhecem o seu real significado. Isso porque o conceito sobre essa doença vem mudando conforme as novas pesquisas são realizadas. Assim, como o seu significado, novas formas de tratamento para o alívio dos sintomas também foram criadas. Conheça abaixo algumas informações sobre o tratamento para reumatismo.
596466 Conheça mais sobre os tratamentos para o reumatismo. Foto divulgação Tratamento para reumatismoConheça mais sobre os tratamentos para o reumatismo. (Foto: divulgação)

Conheça o conceito sobre o reumatismo

Antigamente, acreditava-se que o reumatismo era responsável pela produção de líquido nas articulações. No entanto, após diversas pesquisas, foi comprovado que o termo reumatismo está relacionado a um grupo de doenças que apresentam como manifestações principais ainflamação ou a degeneração do tecido conjuntivo das articulações, dos músculos e de outros órgãos.

Saiba quais são as doenças relacionadas ao reumatismo

Como foi citado anteriormente, o termo reumatismo refere-se a um conjunto de patologias que possuem a mesma fisiopatologia. Ou seja, apresentam o mesmo acometimento no organismo (inflamação ou degeneração do tecido conjuntivo), entre elas podemos citar:
  • Febre reumática;
  • Artrite reumatoide;
  • Artrite comum;
  • Artrose;
  • Gota.
    596466 O reumatismo afeta as articulações do corpo. Foto divulgação Tratamento para reumatismoO reumatismo afeta as articulações do corpo. (Foto: divulgação)

Classificação do reumatismo

  
Até o momento não existe uma classificação sobre a questão do reumatismo, sendo que os profissionais atuais preferem observar cada caso, para determinar qual o tipo de moléstia. Vale ressaltar que as doenças reumáticas podem afetar somente as articulações ou, simultaneamente, o tecido conjuntivo de outros órgãos. Além disso, em casos mais raros, podem afetar o tecido nervoso, de forma aguda ou crônica.

Conheça as manifestações clínicas do reumatismo

Como as doenças reumáticas são responsáveis em ocasionar inflamação ou degeneração do tecido conjuntivo das articulações ou em outros órgãos. O indivíduo portador de qualquer um dos tipos da patologia, pode manifestar dor local ou generalizada, acompanhada de vermelhidão e inchaço da região acometida. Como resultado, ele pode apresentar uma incapacitação física, temporária ou progressiva.

Saiba mais sobre o tratamento do reumatismo

O tratamento convencional da medicina atual é baseado, unicamente, no sintoma apresentado pelo indivíduo. Dessa forma, o tratamento não atua no processo mórbido causado pela doença. Isso porque, ainda não conseguiram explicar o que leva a pessoa a desenvolver reumatismo. O que se sabe, é que se trata de uma doença degenerativa que ocorre numa situação de predisposição genética e que pode ser provocada por fatores ambientais, em especial, alimentos acidificantes, tóxicos e mucogênicos.
596466 As doenças reumáticas podem ocasionar limitações. Foto divulgação Tratamento para reumatismoAs doenças reumáticas podem ocasionar limitações, quando não devidamente tratadas. (Foto: divulgação)
O reumatismo envolve um grupo de doenças que possuem a mesma fisiopatologia, ou seja, ocasionam inflamação ou degeneração do tecido conjuntivo das articulações ou de alguns órgãos. Como consequência, o indivíduo apresenta muita dor, associado a outros sinais como vermelhidão local e inchaço. Devido a isso, o tratamento do reumatismo é baseado no alívio da sintomatologia, não interferindo na evolução da doença.

Nenhum comentário: