quarta-feira, 6 de março de 2013

Trombose: o que é, risco, tratamento


Algumas pessoas já sofreram consequências em relação à hipercoagulação sanguínea. O principal problema é a trombose que, quando não devidamente diagnosticada e tratada pode ser fatal. Conheça abaixo algumas informações sobre a trombose, incluindo seu significado, os fatores de risco e o tratamento.

Definição de trombose

A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria do corpo e que comumente vem acompanhada de dor local. O local mais comum de ocorrer o problema, é nos membros inferiores, necessitando grande atenção por parte dos indivíduos.

A trombose pode dar origem à embolia

A trombose venosa afeta, principalmente, as veias grandes das pernas e das coxas, sendo que o coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo. Devido a isso, o problema pode causar inchaço e dor no local afetado. Em alguns casos raros, o coágulo pode se desprender e alcançar a corrente sanguínea. Esse processo patológico recebe o nome de embolia e pode acometer o cérebro, os pulmões e o coração.

Saiba quais são as causas envolvidas com a trombose

Os coágulos de sangue podem se formar quando algum problema retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias do corpo. Dentre os fatores envolvidos, podemos citar:

Conheça quais são os exames que auxiliam no diagnóstico

Diante de qualquer sintoma sugestivo de trombose como perna vermelha e inchada, é ideal buscar a orientação de um especialista. Através dessa avaliação, o médico solicitará alguns exames que ajudarão no diagnóstico. Entre eles, podemos citar:
  • Exame de sangue de D-dímero;
  • Ultrassom com doppler das pernas;
  • Raio-X para mostrar as veias na área afetada (venografia).

Nenhum comentário: