Rio -  No banco do carona de uma Kombi, Valdir Bigode chega após sair para comprar tinta para o centro de treinamento que há quatro anos constrói em Campo Grande. Aposentado desde 2007, ele, com a simplicidade de sempre, cumprimenta seus cachorros e logo apresenta com orgulho o "cantinho especial" do local: um escritório repleto de relíquias. Entre tantas lembranças, o ex-atacante guarda com carinho o pôster oficial do título da Taça Guanabara de 2003, na última vez que o Vasco conquistou o primeiro turno do Estadual.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Valdir posa orgulhoso com com a foto de campeão | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
“Nesse campeonato atuei em todas as partidas, menos na última decisão”, lamenta Valdir, observando a foto e lembrando a campanha que garantiu depois a conquista do Carioca. A sala tem também reportagens, troféus, camisas dos times que Valdir defendeu e fotografias. O Gigante da Colina, clube do coração do ex-jogador, tem maior destaque.

Fã de estaduais, Valdir conquistou três das últimas cinco Taças Guanabara vencidas pelo Vasco (1992, 1993 e 2003) e levantou o troféu da competição em quatrooportunidades. Experiente, ele aposta na vitória do Gigante da Colina sobre o Botafogo.

“Um Estadual bem organizado não se compara a outra competição. A rivalidade é muito maior. E eu sempre aposto no Vasco. Acredito que vai ser 2 a 0 e não costumo errar”, brinca.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Valdir aposta em título do Vasco neste domingo | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Há seis anos aposentado, o ex-jogador busca espaço na carreira de treinador. À espera de oportunidades, ele, que recentemente foi demitido do São Pedro, da Terceira Divisão, mesmo com 14 jogos de invencibilidade, acredita estar preparado para a nova função.

“São muitos os obstáculos, mas vou buscar esse objetivo até o meu limite. Estou aí e espero propostas”, avisa Valdir, acrescentando que tem seu estilo próprio de treinar.

“Quando jogava sabia o que podia fazer, agora só tenho a minha voz. Por isso grito e xingo os jogadores (risos). Sou muito parceiro deles. O mais importante é você passar a sua história para os atletas assimilarem o trabalho”, receita.

Valdir, que completará 41 anos sexta-feira, disputou 293 jogos e marcou 143 gols pelo Gigante da Colina.

Ex-jogador próximo de fundar sua escola

Mesmo com residência fixa na Barra da Tijuca, Valdir encontrou em seu sítio, em Campo Grande, um verdadeiro retiro. O ex-artilheiro vive a maior parte do tempo lá. Nos últimos quatro anos, o ex-atleta tem construído o CTVB (Centro de Treinamento Valdir Bigode), um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados que conta com quatro campos (um oficial), piscina e vestiários, e, de lá para cá, tem alimentado o sonho de comandar uma escola para futuros craques.

“A ideia é trabalhar com jovens a partir de 9 anos e formá-los para grandes clubes. Tivemos uma reunião importante essa semana e o projeto tem tudo para começar, de fato, no máximo daqui a oito semanas”, explica.

O prazo dado é para que detalhes como documentação, formação da equipe de professores, divulgação e material esportivo sejam resolvidos.

“A estrutura, graças a Deus, já está pronta para receber futuros jogadores”, comemora Valdir Bigode.