Rio -  Grande campeã de 2013, a Unidos de Vila Isabel está sofrendo uma verdadeira debandada de estrelas. Após o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, anunciar oficialmente sua saída, agora foi a vez de a carnavalesca Rosa Magalhães e do intérprete Tinga pedirem para deixar a escola. Os dois entregaram suas cartas de demissão nesta segunda-feira à presidência. Na semana passada, o renomado coreógrafo Marcelo Missailidis já havia comunicado seu desligamento.

presidente da Vila, Wilsinho Alves, nega haver debandada.“Não existe debandada. Existe mercado. A Vila Isabel foi campeã, os profissionais estão valorizados, receberam propostas melhores e têm o direito de sair. Estamos reunidos para anunciar nas próximas horas os substitutos e explicar o que tiver de ser explicado. Posso garantir que não há problema aqui”, argumentou Wilsinho. Nos bastidores, comenta-se que o motivo das saídas seja atraso em alguns pagamentos.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Rosa Magalhães deixou a Vila nesta segunda | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Procurada por O DIA, Rosa atendeu a ligação, mas desligou o celular ao saber que se tratava de entrevista. Após a divulgação de seu desentendimento com a direção da escola, noticiada por O DIA  em 6 de fevereiro, ela posou ao lado de Wilsinho assinando o que seria um novo contrato, mas, logo em seguida, informou que se tratava de um “acordo de cavalheiros” e que só decidiria seu futuro após a viagem que acabou de fazer para os Estados Unidos. Com o título, a saída da veterana foi adiada.
A direção da Vila alega que o mais importante para o bicampeonato é a manutenção da comissão de Carnaval, formada, além do próprio Wilsinho, por Décio Bastos, Evandro Bocão, Julio Cerqueira e Junior Schall. No mês passado, o grupo foi reforçado com a chegada de Tavinho Novello, ex-Grande Rio.

Entre os torcedores e integrantes da azul e branco, o clima é de perplexidade. Muitos estão indignados com a saída de Julinho e Rute e, principalmente, com a de Tinga. Os três eram muito identificados com a bandeira da Vila. Há 10 anos do posto de primeiro puxador, Tinga veio da Herdeiros da Vila e foi auxiliar de Gera e Jorge Tropical antes de chegar ao topo. Sua saída encerra uma era na agremiação.
Unidos da Tijuca deve receber casal e intérprete
A Unidos da Tijuca deve ser o destino do casal de mestre-sala e porta-bandeira e do intérprete. Rute garantiu que a parte financeira não foi o fator decisivo e também negou qualquer briga com a diretoria da Vila. “Nossa saída não tem nenhuma relação com questões financeiras. Faço questão de deixar isso claro. Deixo a escola campeã e tenho certeza de que fiz a minha parte. Estou com minha consciência tranquila. Serei sempre grata à diretoria e vou sentir muita falta das pessoas”, amenizou Rute.
Julinho e Rute | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Julinho e Rute eram verdadeiras estrelas na Vila | Foto: Diego Mendes / Divulgação
O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, não quis confirmar ainda a ida de Julinho e Rute para a escola. O dirigente estaria esperando um ou dois dias para anunciar a contratação, já que o contrato de seu atual casal, Marquinho e Geovanna, só termina oficialmente nesta terça-feira e uma rescisão custaria R$ 120 mil. “Vamos ter mudanças, mas ainda não tem nada fechado”, revelou Horta. O intérprete Bruno Ribas foi dispensado nesta segunda-feira.
Presidente da Vila publica carta no Facebook
No início da madrugada desta terça, o presidente da Vila usou o perfil oficial da escola no Facebook para se manifestar sobre a saída dos profissionais. Confira o texto na íntegra:
"Todos foram importantes, amaram e continuarão amando nossa escola e entraram para nossa história com o campeonato. Mas são profissionais do carnaval e suas escolhas, tenham certeza, foram pensadas com suas famílias. Obrigado por tudo. Estaremos sempre juntos. Novos nomes estão sendo contratados e nossa equipe não se enfraquecerá. Os profissionais que chegarão têm a missão de nos levar ao bicampeonato. Tenham certeza que são qualificados para tanto. Profissionais campeões, premiados capazes de ganhar os 10 que desejamos. Na Vila Isabel o profissional rende mais, pois o clima de amizade e a tranqüilidade para desenvolverem seus trabalhos são nossas marcas. Gostaria de exaltar nossa direção de carnaval que apesar de diver...sas propostas se mantiveram na escola, notadamente Bocão, Décio Bastos, Júnior Schall, Júlio Cerqueira reforçados com a vinda de Tavinho Novelo. Através de conversas diárias essas pessoas formam a espinha dorsal de nossos perfeitos desfiles. Finalizo pedindo que confiem no seu Presidente. Apenas duas vezes usei este espaço para escrever, quando disse que faríamos um grande desfile em 2012 e quando disse que só dependíamos de vocês para sermos campeões em 2013. Levaram 4 no dia de hoje, esqueceram dos outros 4000 que fanaticamente cantam e nos emocionam na avenida, única comunidade 40 em evolução e harmonia dos últimos anos. Esqueceram dos nossos torcedores ao redor do mundo que nos passam sua energia para que possamos fazer grandes desfiles. Somos predestinados à vitória. Somos a pura raiz do samba, escola de verdade. Aguardem nosso enredo" 
Puxador Tinga | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Muito identificado com a comunidade, Tinga vai fazer muita falta | Foto: Diego Mendes / Divulgação