Rio -  O mais caro e mais potente do Brasil. Estas são as principais credenciais da Ferrari F12berlinetta, que será lançada no próximo domingo pelo Grupo Via Itália. O superesportivo da casa de Maranello desembarca em solo nacional pela ‘bagatela’ de R$ 2,85 milhões e impressiona pela potente motorização.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Substituta da 599 GTB Fiorano, a F12berlinetta é equipada com uma unidade de força de fazer inveja. É o parrudo V12 6.2 litros capaz de entregar 720 cv de potência máxima — a caixa de câmbio é automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
De acordo com a Ferrari, o propulsor V12 conta com sistema ‘Start/Stop’ — que desliga o motor em paradas curtas —, o que a torna mais eficiente do que a antecessora 599 GTB Fiorano. Afinal, pode fazer 6,6 km/l e emite 30% menos de gases poluentes.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
E para diminuir o peso da F12berlinetta, a Ferrari abusa de materiais leves. Tem construção feita em fibra de carbono e alumínio — são 1.525 kg, 70 kg a menos do que a 599 GTB Fiorano. Também contribui para a perda de peso a adoção de discos de freio feitos de cerâmica.
Entre os destaques da F12berlinetta, dois recursos eletrônicos. Um deles é o Aero Bridge, que aumenta a pressão aerodinâmica e diminui a resistência ao rolamento. Já o Active Bridge Cooling é capaz de fazer o resfriamento dos discos de freios.