Rio -  Começa nesta quarta-feira a 25ª edição da Copa do Brasil, que desde 2003, com a introdução dos pontos corridos no Brasileirão, é o maior torneio mata-mata do país. Neste ano a novidade será a presença das equipes que disputam a Libertadores deste ano a partir das oitavas de final do torneio, em agosto. Diferente das últimas edições, a competição se estenderá até novembro, e não mais até julho.

Apenas o São Paulo , que precisará defender o título da Sul-Americana no segundo semestre, não jogará o torneio por falta de datas. O Vasco , o melhor colocado do Brasileirão 2012 entre os times que não alcançaram a Libertadores, ocupará a vaga do São Paulo e entrará no torneio com Atlético-MG , Corinthians , Fluminense , Grêmio e Palmeiras (atual campeão), que estão na Libertadores. Desde 2001 os times que jogam o torneio continental não entram na Copa do Brasil. São 86 equipes no total, já incluídas as que entram nas oitavas de final.

A presença de todos os principais elencos do país no torneio diminui as chances de uma surpresa nas fases finais. Desde os títulos de Santo André e Paulista nas edições de 2004 e 2005, equipes de divisões inferiores do Brasileirão não conquistam a Copa do Brasil na mesma temporada em que estão fora da elite. Flamengo , Fluminense , Sport , Corinthians, Santos , Vasco e Palmeiras foram os campeões desde 2006.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Flamengo estreia contra o Remo nesta quarta-feira | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
A primeira e a segunda fases continuam com a regra que estabelece que o time visitante que vencer por dois ou mais gols de diferença elimina a partida de volta. A primeira fase eliminará 40 times, a segunda outros 20 e a terceira mais 10. Estes 10 vão para sorteio com os seis times já classificados para as oitavas de final e estará desenhada as oitavas de final com 16 times. A grande final da competição está marcada para os dias 20 e 27 de novembro.

As equipes que mais venceram a competição foram o Grêmio e o Cruzeiro. Cada uma conquistou quatro vezes o título. Já o Estado que mais venceu a competição foi São Paulo, com oito conquistas: Corinthians (3), Palmeiras (2), Santos (1), Paulista e Santo André (1).

Os 13 jogos que abrem a primeira fase da Copa do Brasil 2013 nesta quarta-feira:

Remo x Flamengo (22h, em Belém)
Ceilândia x Ceará (16h, em Ceilândia)
Rio Branco x Internacional (22h, em Rio Branco)
Guarani de Juazeiro x Santa Cruz (20h30, em Juazeiro)
Veranópolis x Santo André (20h30, em Veranópolis)
Vitória da Conquista x Sport  (22h, em Vitória da Conquista)
Noroeste x Criciúma (20h30, em Bauru)
Nacional x Águia de Marabá (21h30, em Manaus)
Resende x Caxias (16h, em Resende)
Cianorte x Grêmio Barueri (20h30, em Cianorte)
Brasil x Atlético-PR (19h30, em Pelotas)
Naviraiense x Portuguesa (22h, em Naviraí)
Bangu x Betim (16h, em Moça Bonita)