Rio -  O Sebrae/RJ e a Incubadora de Empreendimentos Populares lançam hoje edital para seleção de 100 pequenos negócios da Região Portuária que, por 12 meses, receberão consultoria na elaboração de plano de negócios. O objetivo é apoiarempresários  e o empreendedor individual (EI) para as oportunidades criadas com a instalação do Porto Maravilha na região.
Aos empreendedores selecionados, o projeto oferecerá também consultoria em marketing, em contabilidade, nas finanças, na administração e acesso ao crédito. O pacote de serviços inclui escritório e sala de reuniões, centro de estudos, acesso à Internet, espaço para exposição de produtos e serviços e participação em feiras e eventos —, e apoio na formação, com oficinas de gestão de negócios.
“São mais de 12 mil atividades comerciais, da pequena indústria de confecção a produção de alimentos, passando por prestadores de serviços. A ideia é gerar empregos e impacto no desenvolvimento da região”, explica Flavia Guerra, coordenadora do Projeto Porto Maravilha Cidadão do Sebrae/RJ.
Diretor executivo da incubadora, Giovanni Harvey diz que, com as mudanças que estão ocorrendo no local, surgirão oportunidades para o fornecimento de produtos e serviços, mas é importante que os empreendedores estejam preparados para aproveitá-las. “O desenvolvimento será inclusivo ou exclusivo para os moradores da região. Temos que aproveitar as oportunidades para o morador e comerciante local”, afirma.
As inscrições vão até 10 de maio e podem ser feitas no site da incubadora (www.ia.org.br) ou nos plantões de atendimento que o Sebrae/RJ realiza no Porto (Espaço Meu Porto Maravilha — Praça do Jornal do Commercio, ao lado do Cais do Valongo e do Cais da Imperatriz). Mais informações no 0800 5700 800 ou na incubadora, Rua Senador Pompeu, 75.